Braga investe mais 895 mil euros para renaturalizar o rio Este

Autarquia aprovou lançamento de concurso público
Foto: Altino Bessa / Arquivo

O Município de Braga aprovou, na reunião do Executivo de quinta-feira, a abertura de um concurso público, por 895 mil euros, para a obra de “Renaturalização do Rio Este entre a lagoa e a Avenida Frei Bartolomeu dos Mártires”, que se prevê dure 180 dias.

A proposta, do pelouro do Ambiente do vereador Altino Bessa, diz que “a intervenção pretende renaturalizar as margens e o leito do rio, restabelecendo a sua constituição natural, dando seguimento aos trabalhos já efetuados a montante”.

Quer também “a criação do acesso ao leito do rio para efeitos de manutenção, o desenvolvimento de vários anfiteatros naturais na margem Nascente e a Poente, o alargamento da secção de escoamento e o desvio de um ponto de descarga das águas pluviais”.

Trecho do rio degradado

O trecho em causa do rio Este – diz, ainda, o documento – “encontra-se degradado, nomeadamente os muros marginais em betão ciclópico, com diversas fissuras e em alguns casos em colapso. O leito do rio é constituído por um revestimento em pedra de granito da região, no entanto, devido à sua natural erosão apresenta-se parcialmente sem revestimento ou com elementos de dimensões reduzidas”.

Acresce que “o natural arrastamento de sedimentos leva ao seu depósito em algumas zonas do rio, nomeadamente a montante da ponte da Rua da Fábrica resultando na proliferação de vegetação em alguns caso de espécies invasoras, e com a necessidade de um acesso de manutenção ao leito do rio para a sua normal manutenção.

O principal objetivo é o de “remover os muros de betão ciclópico e reajustar o leito do rio com recurso a materiais naturais da região”.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados