Centenas de cientistas e técnicos especializados vão ter de sair temporariamente dos seus laboratórios e escritórios no Laboratório Internacional de Nanotecnologia, em Braga, na próxima segunda-feira, foi hoje anunciado.
Em comunicado, o INL avança que, nessa data, irá efetuar um simulacro de evacuação dos edifícios, durante o período da manhã, com apoio de vários agentes ligados à proteção civil de Braga, nomeadamente bombeiros e forças de segurança.
“Este exercício tem como objetivo testar a capacidade de resposta do INL e dos agentes da proteção civil de Braga no âmbito de uma situação de emergência”, refere o laboratório, garantindo a conformidade com o regulamento contra incêndios em edifícios.
“A evacuação total das pessoas que trabalham nos edifícios do INL faz parte das medidas de autoproteção no âmbito do referido regulamento, decorrerá, após o toque de alarme, sob a coordenação dos responsáveis de áreas e conforme os protocolos vigentes”, acrescenta.
“Trabalhamos todos os dias para evitar ocorrências do género, mas temos de estar preparados caso aconteçam, por quem trabalha no INL e por quem vive perto de nós”, conclui a nota de imprensa.