Braga inaugurou novo troço da ecovia

Investimento de 234 mil euros
Foto: CM Braga

Já está em pleno funcionamento o novo troço da ecovia da Avenida Frei Bartolomeu dos Mártires, em Braga, anunciou hoje a autarquia.

São mais 350 metros com espaços para peões e ciclistas, zonas de estar e descanso com mobiliário urbano e iluminação.

O troço foi inaugurado esta manhã, pelo presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, contando com as presenças da vereadora da Mobilidade, Olga Pereira, e do vereador do Ambiente, Altino Bessa.

A obra que implicou um investimento de 234 mil euros insere-se na ampliação da Rede Ciclável, na ligação entre o eixo desportivo da rodovia e a Avenida António Palha.

Para Ricardo Rio trata-se “de mais um troço importante para a Ecovia de Braga”. “Nos últimos anos temos vindo a investir significativamente na criação de uma rede cada vez mais alargada para bicicletas e para peões em diversos locais da cidade, mas há um elemento que é crucial para que essa rede seja efectiva que é o coser cada um desses troços, criando uma verdadeira lógica de conectividade”, disse.

O autarca explicou ainda que “esta parte não estava ainda coberta por esta rede e, tratando-se de um local por onde passam muitos peões e ciclistas, representa um troço muito importante que se vem juntar a esta infra-estrutura”.

Por sua vez, Olga Pereira referiu que “a ecovia do rio Este é um projecto de grande relevância para a cidade, somando já mais de quatro quilómetros e proporcionando uma rede clicável urbana mais segura, acessível e confortável, ligando várias zonas de forma ecológica”.

Em comunicado enviado às redações, a autarquia sublinha que esta ecovia do rio Este juntam-se outras distribuídas por vários pontos da cidade, criando uma “malha ciclável e coesa, unindo zonas urbanas a zonas industriais, instituições sociais e escolas”.

A sessão de inauguração inseriu-se no programa da Semana Europeia da Mobilidade, que está a decorrer até domingo.

“Espaço público partilhado” é a temática central da iniciativa que representa uma “oportunidade para testar novas formas de mobilidade limpa”, fazer “um balanço dos desafios actuais da mobilidade” e “avançar rumo a uma mobilidade mais sustentável”.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x