Seguir o O MINHO

Braga

Braga: Grupo DST cria curso técnico superior para gestão de redes e telecomunicações

No IPCA

em

Foto: DR / Arquivo

A dstelecom, do grupo bracarense DST, de Braga, acaba de lançar o curso Técnico Superior Profissional de Gestão de Redes e Telecomunicações Avançadas, no Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), em Braga, com o objetivo de “promover a integração de estudantes no mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, assegurar a formação técnica altamente qualificada de potenciais talentos na sua área de negócio”, foi hoje anunciado.

As candidaturas estão abertas até ao dia 22 de agosto, com vagas limitadas, e o curso arranca já em outubro.

Com a duração de dois anos, em horário diurno, este curso será lecionado por docentes do IPCA e por trabalhadores especializados da dstelecom. Os últimos seis meses serão dedicados a um estágio curricular, assegurado pela empresa a todos os alunos.

Ao frequentarem o curso, os formandos têm ainda a oportunidade de candidatar-se a uma bolsa de estudo, desde 871 euros por ano, atribuída pela DGES.

Esta formação técnica destina-se a estudantes do ensino secundário profissional de Nível 4, a estudantes do 12.º ano completo ou habilitação legalmente equivalente, a titulares de um diploma de especialização tecnológica (CET) ou a titulares de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.

Em comunicado, a DST explica que, após o curso, “os formandos estarão em condições de projetar, instalar, otimizar, configurar e gerir infraestruturas de redes, gerir servidores e serviços de Internet, instalar, configurar e realizar manutenção de sistemas informáticos, instalar e verificar infraestruturas de cablagens para redes, otimizar o desempenho de infraestruturas de redes, elaborar um plano de segurança das infraestruturas de comunicações de dados, manusear redes domésticas, urbanas, fibras e WIFI, bem como planear, instalar, configurar e definir planos de manutenção a equipamentos de redes”.

A conclusão deste curso permite a obtenção de um diploma de técnico superior profissional equivalente ao nível 5 do Quadro Nacional de Qualificação.

Os interessados podem candidatar-se aqui.

A DST relembra que “este é já o quarto curso criado entre empresas do dst group e o IPCA. Fruto de uma aposta na qualificação esta parceria arrancou em 2019 com o curso de Soldadura Avançada da bysteel”.

Em 2021 surgiu o curso Preparação e Gestão de Obra com a Cari e este ano, para além da dstelecom, estreia-se a dst solar com o curso Energias Renováveis e Sistemas Sustentáveis.

O grupo DST, refere o comunicado, “assegura o pagamento das propinas a todos os trabalhadores que queiram enriquecer o seu conhecimento com estas formações”.

EM FOCO

Populares