A GNR está já a patrulhar a cavalo o Monte do Santuário do Sameiro, em Braga, durante o mês de agosto, contribuindo para o sentimento de segurança naquela zona, onde além da componente religiosa, há bastantes pessoas a passear pelos caminhos envolventes.
O mês de agosto é aquele em que há mais afluência ao monte sacro do Santuário do Sameiro, mas também outros montes e serranias de Braga para fazer caminhadas e às vezes acampar, encontrando-se com frequência pessoas, por ali, isoladamente.
Para além de transmitir um sentimento reforçado de segurança – existe já na zona o Posto Territorial do Sameiro da GNR – os patrulhamentos adequam-se ao terreno de caminhos de pés-posto, sendo o método ideal para se chegar sempre a todo os locais.
A altura a que se apresentam os militares, proporcionada pela patrulha em cima dos cavalos, também ajuda a que vejam mais e melhor, bem como sejam vistos à distância, nisso consistindo uma mais-valia para o seu fator de visibilidade e de dissuasão.
A patrulha a cavalo, vinda da Unidade de Segurança e Honras do Estado da Guarda Nacional Republicana, sediada no Quartel de Braço de Prata, em Lisboa, está a já palmilhar os terrenos, destacada, às ordens do Comando Territorial de Braga da GNR.