Seguir o O MINHO

Braga

Braga gemina-se com Gaziantep na Turquia e dá 104 mil euros de apoio a quatro associações culturais

Reunião de executivo

em

Gaziantep. Foto: Wikipedia

O Executivo Municipal de Braga debate e vota, esta segunda-feira, em reunião quinzenal prevista o edifício do GNRation, a atribuição de apoios financeiros, totalizando 104 mil euros a quatro associações culturais do concelho. E o mesmo sucede com uma proposta de geminação com a cidade turca de Gaziantep .
A primeira proposta refere que os contratos de dinamização cultural contemplam o Grupo Canto d´Aqui, no valor de 35 mil euros, a Associação Musical Sinfonietta de Braga, no valor de 63 mil euros, a A.M.T.M – Projet´arte na Tradição, Associação, de 14 mil e a Associação Cultural e Recreativa Fado Com Arte, no valor de dois mil euros. Os apoios financeiros serão pagos em duas prestações de igual montante, a primeira, em 30 de abril, a segunda a 30 de novembro.

Geminação

Já o protocolo de geminação a celebrar entre Braga e o Município Metropolitano de Gaziantep, República da Turquia,, o documento diz que se insere “no âmbito da política de afirmação internacional do Município de Braga e do espírito da cooperação institucional com outros países”, e lembra que o Executivo Municipal tem desenvolvido esforços por esforços no sentido de criar relações especiais com diversas cidades”.

Considera que “é importante reforçar os laços de amizade entre a República de Portugal e a República da Turquia e que as cidades de Braga e de Gaziantep – que partilham os mesmos valores sociais, culturais e políticos – têm tido relações de cooperação e amizade em diversas redes internacionais, como na EUROCITIES e na Rede de Cidades Criativas da UNESCO, e ainda e assinaram recentemente um memorando de entendimento que prevê o estabelecimento do estatuto de cidades geminadas entre ambas”.

Sublinha que Gaziantep é uma cidade do sudeste da Turquia e é a capital da província homónima. Com cerca de 2 milhões de habitantes, é uma das cidades mais antigas do mundo, que floresceu ao longo do rio Eufrates desde o início dos tempos. Os primeiros vestígios da cidade remontam ao período neolítico, enquanto mais tarde se tornou a cidade helenística de Antiochia ad Taurum, mencionada na Bíblia. Na atualidade é um importante centro cultural e económico do sudeste da Turquia, sendo Cidade Criativa de Gastronomia da UNESCO e considerada a capital gastronómica da Turquia.

Outros assuntos

Na dita reunião de vereadores, estarão, ainda, em análise, entre outros assuntos, os concursos públicos para a requalificação e ampliação do Jardim-de-Infância de Gualtar e para a requalificação do túnel rodoviário da Avenida e contratos programa e apoios financeiros.

Populares