Seguir o O MINHO

Braga

Braga: GACCUM e EST explicaram “Como Funciona a Europa”

em

O Grupo de Alunos de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho (GACCUM) e o European Student Think Tank (EST) levaram a cabo, no dia 29 de setembro, a formação “Como Funciona a Europa” na Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais, juntando cerca de 50 jovens que mostraram interesse em aprofundar os seus conhecimentos nesta área.

A sessão inicial contou com o Eurodeputado João Ferreira, do PCP,  que falou da sua experiência no Parlamento Europeu e da sua visão da União Europeia. Afirmando-se como cético quanto à forma como a União Europeia está construída, destacou que foram as promessas de crescimento feitas aquando das entradas na UE e no euro e que diz não corresponderem à realidade hoje vivenciada.

Abraão Veloso, gestor do Centro de Informação Europe Direct de Ponte de Lima, explicou “Como Funciona a Europa”, dando destaque ao distinto modelo integracionista europeu e aos benefícios que as populações têm tirado da experiência europeia.

Finalmente, Pedro Madeira Froufe, docente de Direito da União Europeia na Universidade do Minho, produziu uma reflexão descontraída sobre “O Direito da União”, relembrando que até o cidadão comum já equaciona os problemas partindo de uma visão integracionista e salientando a importância do consenso na integração europeia.

José Carlos Baptista, Embaixador para Portugal do EST, considerou a jornada como “um sucesso” e mostrou-se satisfeito em “poder contribuir para a formação dos jovens”. Já Ângelo Cunha, presidente do GACCUM, destacou esta como “mais uma ação do GACCUM em prol dos alunos que representa” e disse sentir-se “agradado por ver tantos alunos a aproveitar esta oportunidade”.

Anúncio

Populares