Braga finalista de prémio europeu para cidades inovadoras (pode ganhar meio milhão de euros)

Vencedor é conhecido em novembro
Foto: CM Braga

Braga está entre as três cidades finalistas do prémio “European Rising Innovative City“, uma categoria dos European Capital of Innovation Awards (iCapital) 2024, que distingue cidades inovadoras.

Em comunicado, a autarquia refere que “esta nomeação destaca Braga como uma cidade que se destaca por impulsionar a inovação e promover práticas de governança abertas à experimentação, com o objetivo de beneficiar os seus cidadãos”.

A cerimónia de entrega dos prémios ocorrerá no dia 13 de novembro, na Web Summit, em Lisboa.

A cidade vencedora da categoria “European Rising Innovative City” será premiada com 500.000 euros, enquanto as duas cidades finalistas receberão 50.000 euros cada.

A passagem à fase final do prémio “European Rising Innovative City” é, segundo a autarquia, “um passo importante para Braga na consolidação do seu papel como uma referência europeia em inovação urbana”.

Citado no comunicado, o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, considera que “estar nesta fase final vem reforçar a nossa posição como uma cidade dinâmica e orientada para o futuro, onde a inovação e a inclusão caminham lado a lado”.

O prémio, promovido pela Comissão Europeia e apoiado pelo Conselho Europeu de Inovação (EIC), no âmbito do programa Horizonte Europa, visa reconhecer cidades que se tornam modelos para outras, ao ultrapassar os limites da tecnologia e ao criar ecossistemas de inovação inclusivos.

Nesta fase final, Braga concorre ao lado de Linz (Áustria) e Oulu (Finlândia).

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x