O Rodellus, festival de música em meio rural, na freguesia de Ruílhe, em Braga, está de regresso nos dias 28 e 29 de julho convidando “quem não tem medo do campo” a mostrar “o seu lado tasqueiro”. Os primeiros nomes foram hoje conhecidos.
Depois de uma edição “com fartura”, o mote da edição deste ano é “Rodellus abre o tasco”. Sendo “um festival minhoto que não sabe servir mal”, os visitantes do Rodellus vão poder “conhecer e desfrutar de uma experiência que transcende a música e a ruralidade, e que, em boa verdade, combina música com festa e com a portugalidade que todos conhecemos”.
“Falamos de tasco, de convívio, e de uma dose de música bem servida, à moda do Rodellus”, salienta a organização.
José Pinhal Post-Mortem Experience, Sereias, Unsafe Space Garden, Stereoacid e À Boca de Sino Club (DJ set) são os primeiros nomes confirmados para a 8.ª edição.
Os passeis gerias estão à venda na BOL por 18 euros.
O Rodellus é um festival em meio rural, com um âmbito de intervenção amplo, onde a música, a consciencialização ambiental, o eco design e a tradição se unem criando uma das ofertas culturais mais refrescantes do verão. Tem como missão agregar cultura, quebrar barreiras e preconceitos, estimulando a abertura a novas correntes artísticas bem como ao papel de cada um de nós na sensibilização ambiental e social.
Organizado pela Rodellus – Associação Cultural, em Ruílhe, Braga, o Rodellus é um festival que “importa” culturas tipicamente urbanas para o ambiente bucólico do campo. Apostando em projetos emergentes nacionais e internacionais, o Rodellus tem e sempre terá uma programação diferenciadora, desprendida de calendários ou agendas e, essencialmente, cimentada no rock.
Ao longo de sete edições o Rodellus já contou com mais de 100 projetos, nacionais e internacionais.
Em 2019, foi galardoado como o “Melhor festival pequeno ibérico” no Iberian Festival Awards, pela APORFEST.