Seguir o O MINHO

Braga

Braga: Festival de música “Rodellus” já entoa em Ruilhe (e nas redes sociais)

Festivais de verão

em

Foto: Shootsounds - Joana Rita

A sexta edição do Rodellus, “um festival para quem não tem medo do campo”, já arrancou em Ruilhe e nas páginas das redes sociais do festival.

Hernâni Silva, presidente da Associação Cultural Rodellus, afirma que “o festival está dividido em 3 sessões e atuam 2 bandas por cada sessão, devido às contingências impostas pela pandemia da covid-19”.

Cada sessão ao ar livre conta com 50 espectadores e os bilhetes já estão esgotados. 

Os concertos decorrem entre as 17:30 e as 20:00 horas e o público assiste ao festival sentado nos lugares marcados, cumprindo com distanciamento físico e com a utilização de máscara.

As próximas sessões do festival serão no dia 31 de julho e no dia 7 de agosto.

A primeira sessão de espetáculos ocorreu no dia 24 deste mês, com Hause Plants e David Bruno a inaugurar o festival.

Foto: Shootsounds – Joana Rita

Foto: Shootsounds – Joana Rita

Foto: Shootsounds – Joana Rita

Foto: Shootsounds – Joana Rita

Na edição deste ano a localização do recinto dos concertos é secreta e cumpre à organização do festival encaminhar os festivaleiros desde o ponto de encontro previamente agendado, até ao local do concerto. 

“No próximo fim-de-semana, o ponto de encontro é a igreja de Ruilhe, às 16:30h. Daí parte-se num passeio rural, com o objetivo de apresentar a freguesia, locais de relevância e algumas histórias com interesse sobre Ruilhe. O passeio termina no recinto do festival”, explica a organização do evento a O MINHO. 

“A quebra na faturação é brutal. Normalmente, o festival recebia cerca de 1.200 espectadores, este ano a lotação máxima são 150 pessoas”, lamenta Hernâni Silva, presidente da organização do festival que, apesar dos entraves sanitários, leva o “rock” à ruralidade bracarense. 

Foto: Shootsounds – Joana Rita

Foto: Shootsounds – Joana Rita

“Conseguimos dinamizar Ruilhe, através do festival. Trazemos projetos emergentes a uma zona onde não há muito estimulo cultural. Em termos económicos é positivo, para a freguesia e para os pequenos negócios. Em condições normais, seriam mais de 1.000 pessoas que viriam conhecer Ruilhe e gastar dinheiro na economia local”, acrescenta Hernâni Silva sobre a importância do festival.

A última edição do Rodellus foi em 2019, pois no ano de 2020 o festival foi cancelado na sequência das restrições impostas pela pandemia da covid-19. The Twist Connection, Black Bombaim, Krypto e Grand Sun são as bandas que atuarão nas próximas sessões do Rodellus.

Populares