O presépio vivo de Priscos, em Braga, será inaugurado, no dia 15 de dezembro, por uma família do Congo que imigrou para Portugal, com o objetivo de “humanizar a questão migratória”, foi hoje anunciado.
Em comunicado, o padre João Torres, organizador da iniciativa que vai para a sua 8.ª edição, adianta que, este ano, esta irá promover uma reflexão profunda e necessária sobre a “Inclusão de Migrantes e Minorias”.
Assim, “com a intenção de sensibilizar figurantes e visitantes para questões sociais atuais, a organização pretende promover um espírito de solidariedade e acolhimento, refletindo o verdadeiro significado do Natal”.
O organizador salienta que “um dos momentos mais emocionantes desta edição será a participação especial de uma família, no dia da inauguração, oriunda do Congo, que viveu de perto a experiência de migração e superou muitos obstáculos para construir uma nova vida em Portugal”.
“A presença desta família no evento visa não apenas enriquecer a narrativa do presépio, mas também humanizar a questão migratória, permitindo que os visitantes compreendam as histórias reais por trás dos números e estatísticas”, destaca o padre.
“O Natal é, acima de tudo, uma celebração da esperança, do amor e da união entre os povos. Ao abordar a ‘Inclusão de Migrantes e Minorias’, o Presépio ao Vivo de Priscos convida-nos a refletir sobre a verdadeira essência desta época festiva. É um convite a abrir o coração e as portas das nossas comunidades para acolher aqueles que chegam em busca de um lugar seguro e acolhedor”, pode ler-se ainda no comunicado.
O Presépio ao Vivo de Priscos, um dos maiores da Europa, envolve centenas de figurantes e voluntários, muitos dos quais são moradores da freguesia e das regiões circundantes.
Como parte do esforço para manter a tradição viva, a entrada no Presépio ao Vivo de Priscos terá “um valor simbólico em forma de donativo”.
Parte dos donativos recolhidos com as entradas será destinada ao projeto de apoio a reclusos, que encontram no Presépio de Priscos uma oportunidade de reintegração e reabilitação.
Sob a orientação de um instrutor, estes reclusos participam ativamente na construção dos cenários, ganhando novas habilidades e uma nova esperança para o futuro.
“Este projeto é um exemplo concreto de como o Presépio de Priscos vai além da celebração natalícia, contribuindo para a transformação social e inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade”, conclui a organização.
Horário
O Presépio ao Vivo de Priscos estará aberto ao público nos seguintes dias:
DEZEMBRO de 2024
15 DEZ – 11:00 às 18:00
22 DEZ – 15:00 às 18:00
25 DEZ – 16:00 às 18:30
29 DEZ – 15:00 às 17:30
JANEIRO de 2025
01JAN – 16:00 às 18:30
04 JAN – 20:00 às 22:30
05 JAN – 15:00 às 18:00
11 JAN – 20:00 às 22:30
12 JAN – 15:00 às 18:00