Braga: Ex-líder da Bosch já tem novo emprego. É CEO de gigante que vai criar 500 empregos em Viana

Carlos Ribas assumiu as funções no início deste mês
Foto: DR / Arquivo

Carlos Ribas, antigo responsável da Bosch em Portugal e gestor técnico da fábrica em Braga, já tem novo emprego. É CEO (Chief Executive Officer) da operação em Portugal do gigante nórdico CTS Group.

Especializada na construção de ‘data centers’, a empresa norueguesa anunciou recentemente que iria abrir, em parceria com a Eaton, em Viana do Castelo, em fevereiro de 2026, uma fábrica de 50 milhões de euros onde iria empregar 500 trabalhadores.

Segundo o Jornal de Negócios, que avança a informação, Carlos Ribas assumiu a função no passado dia 01 de março.

Como O MINHO noticiou, Carlos Ribas e outros quatro gestores de topo da Bosch em Portugal foram afastados, no último dia de julho do ano passado, devido a alegadas falhas graves na elaboração e execução de candidaturas a fundos europeus.

Segundo o Negócios, em causa estará o projeto de inovação THEIA (Automated Perception Driving), desenvolvido em parceria com a Universidade do Porto, para criar soluções que melhoram as capacidades sensoriais de veículos autónomos.

O projeto arrancou em julho de 2020 e contou com apoios públicos de cerca de 17 milhões de euros, num investimento total de 28 milhões.

O problema estaria no facto de 55 contratados para este projeto, cujos salários eram parcialmente suportados com fundos públicos, terem estado a trabalhar noutros projetos.

A investigação interna da multinacional acabou por ditar o afastamento dos cinco responsáveis portugueses.

Quatro deles interpuseram, agora, ações de impugnação em tribunal contra a Bosch e exigem ser indemnizados.

Em relação à CTS, o gigante norueguês está a fazer um grande investimento em Portugal, no qual conta com a parceria “estratégica” da Mecwide, empresa sediada em Vila Seca, Barcelos.

Como o MINHO noticiou, a CTS Europe estabeleceu uma base em Lisboa, onde mais de 50 profissionais trabalham em projetos de engenharia.

Em Leiria, a firma lançou a Velox Electro, empregando mais de 200 pessoas dedicadas à construção de ‘data centers’. Em Barcelos formou uma ‘joint venture’ com a Mecwide, que emprega também mais de 200 trabalhadores neste setor. No Porto, a CTS Nordics adquiriu uma participação maioritária na BIMMS, uma empresa bem conhecida localmente e que conta com mais de 100 engenheiros.

Além disso, a parceria entre o CTS Group e a barcelense Mecwide destaca-se pela forte presença em Sines, onde já desenvolvem projetos para vários clientes e apresentam capacidade de resposta para os novos projetos previstos para a região.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados