Pedro Nuno Santos, secretário-geral do PS, esteve ontem em Braga na apresentação dos candidatos às próximas eleições autárquicas do distrito, deixando críticas ao executivo de Ricardo Rio por não ter feito avançar mais o concelho durante os três mandatos da coligação “Juntos por Braga”.
O líder do PS, que apresentou candidatos para todos os concelhos com exceção de Terras de Bouro, considerou que o distrito tem “um potencial brutal por aproveitar”, e que “se falar a uma só voz, ninguém” irá parar o crescimento da região.
“Nós não alimentamos divisões ou egoísmos entre municípios. O que queremos é unir estas energias e falarmos em Lisboa, porque o país tem a ganhar se souber aproveitar e apoiar este distrito”, começou por atirar Pedro Nuno Santos, virando depois o foco para o concelho de Braga.
“E a capital de distrito tem papel aglutinador, para liderar, e isso não é substituir os outros autarcas, mas se estes municípios conseguirem trabalhar em conjunto, vão conseguir reivindicar a quem de direito tem como a mobilidade e os transportes, que, como diz o candidato António Braga (candidato pelo PS em 2025 no concelho de Braga), “a mobilidade e os transportes fazem-se com municípios juntos, não só o quadrilátero mas com todos os outros”.
Braga está estagnada, parada, paralizada
Com críticas ao executivo de Ricardo Rio, Pedro Nuno Santos considerou que “Braga está estagnada. está paralisada”.
“Não é por causa do povo nem dos empresários nem dos trabalhadores. Na realidade, estes anos não permitiram a Braga estar no topo do país, e tem potencial dos municípes, das empresas, energias, da academia, para lá chegar. E Braga tem de aproveitar o seu povo, empresários e trabalhadores”, disse.
Para o líder do PS, Braga está também “parada na voz da política nacional… e no trânsito”.
“E mesmo com o que fizemos em Braga durante os governos PS, que ajudou a revolucionar o trânsito, hoje continua a ser um problema que o PSD não foi capaz de resolver”.
“E se há coisa que sabemos fazer no PS é resolver. Braga parada nas estradas, Braga sem casas. Tem construção, mas tem muitas jovens famílias sem casa em Braga. Braga sem creches, o concelho mais jovem do país, mas não cuida dos jovens”, apontou.
“Se queremos Braga no topo nacional, temos de aproveitar a juventude que aqui tem e não há juventude que se fixe se não tiver casa. Como diz António Braga, se não tiver serviços públicos, as famílias não vão querer criar aqui os seus filhos”.
Conheço António Braga há muitos anos
Sobre o candidato do PS à Câmara de Braga, Pedro Nuno Santos não poupou elogios: “Conheço António Braga há muitos anos, é alguém com uma experiência larga, com mundo, conhece o país e ama a sua terra. Não só experiência mas maturidade para liderar este município. Deu provas na vida pública e privada, e é disso que precisamos, alguém com provas dadas nos dois lados, e alguém com visão”.
Por fim, disse ser “uma honra enorme António Braga ter aceite o desafio do Pedro Sousa, do Victor Hugo Salgado e de mim próprio”.
“E nós vamos estar ao seu lado para ganharmos Braga. Para trabalharmos em conjunto, nao é só fazer de Braga um dos mais importantes, mas o distrito de Braga uma das regiões mais importante da Europa, porque há potencial para isso aqui”, concluiu.