Braga está a tirar o betão do rio Este. Obras na Rodovia ficam prontas em agosto

Foto: CM Braga

A Câmara de Braga realizou, hoje, uma visita às obras de regularização e naturalização do Rio Este que estão a decorrer na zona da lagoa, no Parque Desportivo da Rodovia.

A iniciativa contou com a presença do vereador do Ambiente, Altino Bessa, e do vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Pimenta Machado.

Foto: CM Braga

Esta intervenção tem um custo total de 650 mil euros, contando com um financiamento de 450 mil euros da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Foto: CM Braga

A obra, que se iniciou há cerca de um mês e deverá estar concluída em agosto, contempla a “retirada do betão, a renaturalização das margens, a introdução de uma rampa de acesso à lagoa e a colocação de bancos de jardim”.

Foto: CM Braga

“Nesta área temos uma novidade, que é a criação de uma zona de aproximação das pessoas à água para que possam usufruir da melhor forma deste espaço. Temos efetuado, ao longo destes anos, um trabalho de melhoria contínua da qualidade da água que está a ter resultados bastantes positivos, permitindo recuperar e devolver à comunidade um Rio que esteve abandonado durante 30 ou 40 anos”, afirmou Altino Bessa, sublinhando que esta intervenção possibilitará a introdução de corredores verdes, galeria ripícola e, consequentemente, uma maior riqueza em termos de biodiversidade.

A obra surge na sequência da primeira fase do plano de renaturalização do rio Este realizada em 2014, entre o hotel Meliá e o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL).

Para a última fase da renaturalização, que prevê o prolongamento desta intervenção da zona da lagoa até à Avenida Frei Bartolomeu dos Mártires, está já garantido o financiamento da APA em 1,5 milhões de euros.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Têxtil em Barcelos fecha e atira 30 trabalhadores para o desemprego

Próximo Artigo

Marcelo dá a entender que Costa pode não ser suspeito de nada

Artigos Relacionados
x