Seguir o O MINHO

Braga

Braga espera receber 2 milhões de pessoas e “faturar” 65 milhões de euros com o Natal

em

De 10 a 31 de dezembro, a magia e o espírito de Natal vão invadir as ruas da cidade de Braga, proporcionando à população local e aos visitantes “o melhor das tradições natalícias”.

Concursos, intervenções artísticas, concertos de rua, espectáculos de dança e novo circo, grupos de cânticos de reis e janeiras, recriação da Fogueira de Natal, um Bolo-rei Gigante e uma tenda com mais de cinco dezenas de actividades dirigidas ao público infanto-juvenil são algumas das iniciativas que integram a quarta edição do “Braga é Natal”, promovido pelo Município de Braga, informou a autarquia em comunicado.

Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga. Foto: CM Braga

Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga. Foto: CM Braga

Como afirmou Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, durante a apresentação do evento, que decorreu na Casa dos Crivos, a cidade é actualmente ´um dos principais destinos natalícios do país´.

“Quem se deslocar a Braga neste período vai certamente viver uma experiência única, divertir-se com a família ou amigos e usufruir de múltiplas actividades, ao mesmo tempo que aqui realizam as suas compras, contribuindo para a dinamização do comércio local”, afirmou.

De acordo com o edil, o investimento da autarquia no evento é, na globalidade, superior a 300 mil euros, o que se justifica pelo facto de aliar à dimensão festiva a componente económica.

“Os principais beneficiários são os cidadãos, que usufruem das actividades com cada vez maior nível de qualidade que têm ao seu dispor, e os comerciantes, que vão aumentar as suas vendas neste mês. O investimento efectuado é significativo mas tem um retorno exponencial para a cidade”, explicou, indo ao encontro das palavras de Domingos Macedo Barbosa, presidente da Associação Comercial do Minho, que estimou, para este período, a passagem de mais de 2 milhões de pessoas pelas ruas da cidade e um volume de negócio superior a 65 milhões de euros nos sectores do comércio, turismo e serviços.

Lídia Dias, vereadora da Cultura. Foto: CM Braga

Lídia Dias, vereadora da Cultura. Foto: CM Braga

Por seu turno, Lídia Dias, vereadora da Cultura, salientou que o Natal é “um dos momentos mais ricos e importantes” que Braga tem ao longo do ano.

“Pelo quarto ano consecutivo o evento cresceu e é, sem dúvida, uma das apostas ganhas deste Executivo. São dias mágicos em que transforamos Braga em cidade de Natal, com um ambiente festivo e espirito de comunidade trabalhado ao mais ínfimo pormenor por todos os que se associam a este grande evento”, referiu.

Programa

De acordo com o município, as propostas para estes dias são diversificadas e orientadas para diferentes públicos. Personagens do imaginário natalício vão percorrer as ruas do centro histórico e interagir com miúdos e graúdos em ambiente de grande diversão.

Um dos principais atractivos para as crianças é a Tenda de Natal, situada na Avenida Central e que terá mais de 50 horas de programação.

No dia 17 de dezembro (sábado) assinala-se o “Natal na Rua”, com um vasto conjunto de actividades marcadas durante todo o dia, esperando-se grande afluência de pessoas nas ruas.

No dia 18 de dezembro, a partir das 15:00 horas, decorrerá a Parada de Natal, um desfile de criatividade e magia que contará com centenas de participantes, animadores e grupos de dança que encarnam personagens do imaginário natalício. A Parada terá como palco as principais ruas do Centro Histórico. Soldadinhos de chumbo, bailarinas, circo de malabares, banda filarmónica, trenós, duendes, elfos, o Pai Natal e a rena Rudolfo farão parte deste momento único e mágico.

Para a noite de 22 de dezembro está reservado um excepcional Concerto de Natal, com a Orquestra Barroca e Cora da Casa da Música, que será ser oferecido a todos os bracarenses.

Inauguração do Presépio de Priscos (2015). Foto: CM Braga

Inauguração do Presépio de Priscos (2015). Foto: CM Braga

A este programa junta-se o maior Presépio Vivo da Europa, que se realiza na freguesia de Priscos entre os dias 18 de dezembro e 17 de janeiro.

Do programa também faz parte a Corrida de S. Silvestre, que terá lugar no dia 30 de dezembro, pelas 21:30 horas, e que compreende um percurso de 10 quilómetros que atravessa as principais artérias do centro de Braga.

No dia 15 de dezembro, às 10:30 horas, realiza-se a Corrida do Pai Natal, destinada às crianças dos Jardins-de Infância e alunos do 1º ciclo.

Este ano, Braga volta a fazer a Passagem de Ano nas ruas, numa festa intensa onde não vai faltar a música e o fogo-de-artifício. A partir das 22:00 horas, no palco instalado na Avenida Central haverá um grande concerto de Tito Paris e animação até às 04h00 com Karetus e vários Dj’s locais.

 

 

logo Facebook Fique a par das Notícias de Braga. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Anúncio

Braga

Condutor que atropelou ciclista em Braga continua em fuga e arrisca pena de prisão até 2 anos

Crime

em

Imagem via Google Maps

O condutor que atropelou um ciclista num dos túneis da Avenida Imaculada Conceição, na cidade de Braga, ainda não se entregou às autoridades, apurou O MINHO junto de fonte da PSP.

O MINHO sabe que a PSP está a tentar apurar a identidade do homem mas a ausência de testemunhas não permite uma maior agilização do processo. O carro seguiria em excesso de velocidade no túnel da intersecção com a Avenida João XXI quando terá abalroado um ciclista de 65 anos, projetando a vítima. Recorde-se que o ciclista circulava legitimamente naquela infraestrutura.

O acidente ocorreu por volta das 10:30 da manhã de domingo, com a vítima a ser assistida no local pelos Bombeiros Voluntários de Braga e transportada de urgência para o Hospital de Braga, onde deu entrada com ferimentos graves.

Já o condutor do veículo automóvel colocou-se em fuga não prestando assistência, incorrendo em crime de omissão de auxílio após acidente criado pelo próprio, punível com pena de prisão até dois anos ou multa até 240 dias.

Continuar a ler

Braga

Vila Verde: Bênção dos animais de Mixões da Serra cancelada pela primeira vez em 400 anos

Covid-19

em

Foto: DR / Arquivo

A Confraria de Santo António Mixões da Serra, freguesia de Valdreu, concelho de Vila Verde, anunciou hoje que foram canceladas a tradicional e secular bênção dos animais, agendada para 07 de junho, assim como as festividades em honra de Santo António de Mixões da Serra, no dia 13 de junho.

“É com enorme pesar e tristeza, mas com um grande sentido de responsabilidade social”, que a Confraria de Santo António de Mixões da Serra, informa que, atendendo ao contexto de contenção da pandemia covid-19 e de acordo com as normas emanadas pela Direção-Geral da Saúde e pela Conferência Episcopal Portuguesa, pela primeira vez na história, as festas serão canceladas.

De acordo com informação disponibilizada no ‘site’ da Câmara de Vila Verde, manter-se-ão as celebrações da eucaristia, com as devidas precauções e restrições obrigatória, no dia 07, pelas 15:00 (dentro do Santuário com transmissão áudio para o exterior) e no dia 13, pelas 11:00 (eucaristia campal, no recinto do Santuário.)

As habituais procissões e toda a programação de animação não se realizarão tendo em conta comunicado da Comissão Episcopal Portuguesa”, que refere que “procissões, festas, concentrações religiosas, acampamentos e outras atividades similares passíveis de forte propagação da epidemia ficarão adiados para o próximo ano pastoral”.

Continuar a ler

Braga

Mulher morre soterrada em Vieira do Minho

Em Cantelães

em

Foto: Eduardo Ferreira / Rio Longo e Notícias

Uma mulher de 71 anos perdeu a vida na sequência de uma derrocada de terra depois da queda de um muro, esta quarta-feira, no quintal onde procedia a arrumos de lenha, em Vieira do Minho.

Foto: Eduardo Ferreira / Rio Longo e Notícias

O acidente ocorreu no lugar de Cabine, freguesia de Cantelães, mobilizando os Bombeiros de Vieira do Minho, VMER de Braga e GNR.

Foi necessária a utilização de uma máquina para remover a terra e as pedras do muro, de grande porte, para retirar o corpo debaixo dos escombros.

O óbito foi declarado ainda no local pela equipa médica da VMER.

A GNR registou a ocorrência.

(notícia atualizada às 15h01 com mais informação)

Continuar a ler

Populares