Braga espera receber 2 milhões de pessoas e “faturar” 65 milhões de euros com o Natal

Iluminação de Natal em Braga (2015). Foto: badio.pt

De 10 a 31 de dezembro, a magia e o espírito de Natal vão invadir as ruas da cidade de Braga, proporcionando à população local e aos visitantes “o melhor das tradições natalícias”.

Concursos, intervenções artísticas, concertos de rua, espectáculos de dança e novo circo, grupos de cânticos de reis e janeiras, recriação da Fogueira de Natal, um Bolo-rei Gigante e uma tenda com mais de cinco dezenas de actividades dirigidas ao público infanto-juvenil são algumas das iniciativas que integram a quarta edição do “Braga é Natal”, promovido pelo Município de Braga, informou a autarquia em comunicado.

Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga. Foto: CM Braga
Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga. Foto: CM Braga

Como afirmou Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, durante a apresentação do evento, que decorreu na Casa dos Crivos, a cidade é actualmente ´um dos principais destinos natalícios do país´.

“Quem se deslocar a Braga neste período vai certamente viver uma experiência única, divertir-se com a família ou amigos e usufruir de múltiplas actividades, ao mesmo tempo que aqui realizam as suas compras, contribuindo para a dinamização do comércio local”, afirmou.

De acordo com o edil, o investimento da autarquia no evento é, na globalidade, superior a 300 mil euros, o que se justifica pelo facto de aliar à dimensão festiva a componente económica.

“Os principais beneficiários são os cidadãos, que usufruem das actividades com cada vez maior nível de qualidade que têm ao seu dispor, e os comerciantes, que vão aumentar as suas vendas neste mês. O investimento efectuado é significativo mas tem um retorno exponencial para a cidade”, explicou, indo ao encontro das palavras de Domingos Macedo Barbosa, presidente da Associação Comercial do Minho, que estimou, para este período, a passagem de mais de 2 milhões de pessoas pelas ruas da cidade e um volume de negócio superior a 65 milhões de euros nos sectores do comércio, turismo e serviços.

Lídia Dias, vereadora da Cultura. Foto: CM Braga
Lídia Dias, vereadora da Cultura. Foto: CM Braga

Por seu turno, Lídia Dias, vereadora da Cultura, salientou que o Natal é “um dos momentos mais ricos e importantes” que Braga tem ao longo do ano.

“Pelo quarto ano consecutivo o evento cresceu e é, sem dúvida, uma das apostas ganhas deste Executivo. São dias mágicos em que transforamos Braga em cidade de Natal, com um ambiente festivo e espirito de comunidade trabalhado ao mais ínfimo pormenor por todos os que se associam a este grande evento”, referiu.

Programa

De acordo com o município, as propostas para estes dias são diversificadas e orientadas para diferentes públicos. Personagens do imaginário natalício vão percorrer as ruas do centro histórico e interagir com miúdos e graúdos em ambiente de grande diversão.

Um dos principais atractivos para as crianças é a Tenda de Natal, situada na Avenida Central e que terá mais de 50 horas de programação.

No dia 17 de dezembro (sábado) assinala-se o “Natal na Rua”, com um vasto conjunto de actividades marcadas durante todo o dia, esperando-se grande afluência de pessoas nas ruas.

No dia 18 de dezembro, a partir das 15:00 horas, decorrerá a Parada de Natal, um desfile de criatividade e magia que contará com centenas de participantes, animadores e grupos de dança que encarnam personagens do imaginário natalício. A Parada terá como palco as principais ruas do Centro Histórico. Soldadinhos de chumbo, bailarinas, circo de malabares, banda filarmónica, trenós, duendes, elfos, o Pai Natal e a rena Rudolfo farão parte deste momento único e mágico.

Para a noite de 22 de dezembro está reservado um excepcional Concerto de Natal, com a Orquestra Barroca e Cora da Casa da Música, que será ser oferecido a todos os bracarenses.

Inauguração do Presépio de Priscos (2015). Foto: CM Braga
Inauguração do Presépio de Priscos (2015). Foto: CM Braga

A este programa junta-se o maior Presépio Vivo da Europa, que se realiza na freguesia de Priscos entre os dias 18 de dezembro e 17 de janeiro.

Do programa também faz parte a Corrida de S. Silvestre, que terá lugar no dia 30 de dezembro, pelas 21:30 horas, e que compreende um percurso de 10 quilómetros que atravessa as principais artérias do centro de Braga.

No dia 15 de dezembro, às 10:30 horas, realiza-se a Corrida do Pai Natal, destinada às crianças dos Jardins-de Infância e alunos do 1º ciclo.

Este ano, Braga volta a fazer a Passagem de Ano nas ruas, numa festa intensa onde não vai faltar a música e o fogo-de-artifício. A partir das 22:00 horas, no palco instalado na Avenida Central haverá um grande concerto de Tito Paris e animação até às 04h00 com Karetus e vários Dj’s locais.

 

 

logo Facebook Fique a par das Notícias de Braga. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Panda e Os Caricas esta quinta-feira ao vivo em Guimarães

Próximo Artigo

José Peseiro quer Braga "com muita cabeça" para vencer Shakhtar Donestk

Artigos Relacionados
x