Seguir o O MINHO

Braga

Braga: Encerramento da Obstetrícia já levou ao desvio de 40 grávidas para outros hospitais

Crise na saúde

em

Foto: O MINHO / Arquivo

O encerramento por falta de médicos das Urgências de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital de Braga já levou ao desvio de pelo menos 40 grávidas para outros hospitais da região, ainda não existindo acordo para resolver o problema das escalas, sobretudo ao fim de semana. Esta foi a quinta vez que o serviço fechou durante 24 horas ao longo das últimas duas semanas.

Segundo o Sindicato Independente dos Médicos, citado pela SIC, a situação tem tendência a piorar e a urgência poderá fechar durante vários dias consecutivos, face à falta de acordo entre os médicos e o conselho de administração deste hospital público.

Explica Hugo Cadavez, porta-voz dos médicos, que existem apenas quatro médicos para assegurar o serviço de urgências até ao final da semana, um número muito abaixo do mínimo necessário para o bom funcionamento das escalas.

Adianta ainda que a equipa de médicos da Obstetrícia irá ficar mais curta a breve prazo, com o anúncio de rescisão de contrato de mais duas médicas, o que poderá levar a um encerramento consecutivo de vários dias.

A equipa do serviço de obstetrícia do Hospital de Braga ficará em breve mais reduzida com a rescisão de contrato de duas médicas. O serviço pode mesmo vir a encerrar vários dias consecutivos.

Populares