Braga: Empresa municipal de habitação ganha prémio ibero-americano

BragaHabit
Braga: empresa municipal de habitação ganha prémio ibero-americano
Foto: CM Braga

A BragaHabit, empresa municipal de habitação de Braga, foi distinguida com o Prémio de Boas Práticas Ibero-americanas em Inovação Pública, no âmbito do Encontro Ibero-Americano de Inovação Pública (EIIP), que decorreu nos dias 03 e 04 de Julho, em Santiago do Chile.

A distinção foi atribuída na categoria “Inovar a partir dos Territórios”, em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido nos bairros da cidade de Braga através da Assembleia de Moradores e do Programa Viva o Bairro, promovidos pela empresa municipal.

Em comunicado, a autarquia refere que o administrador executivo da BragaHabit, Carlos Videira, marcou presença no evento e foi orador em duas sessões do programa oficial. No Fórum 3 – “Inovar a partir dos territórios: ruralidade, periferias e novas centralidades”, apresentou a experiência de Braga como exemplo de inovação pública centrada na escuta ativa, participação cidadã e transformação social à escala local. A sessão contou com representantes do Chile, Uruguai, Guatemala e Costa Rica, sendo moderada pela Secretária-Geral Ibero-americana (SEGIB).

No mesmo dia, Carlos Videira participou também na sessão de intercâmbio internacional “Innovar desde Iberoamérica”, um espaço de apresentações breves e diálogo com a audiência, onde partilhou o percurso e os resultados alcançados pela BragaHabit no desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios urbanos e sociais.

Organizado pela SEGIB, pelo Laboratorio de Gobierno do Chile e pela Comissão Económica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), com o apoio da AECID e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o EIIP reuniu representantes de governos, instituições académicas, organizações da sociedade civil e comunidades de prática de toda a região ibero-americana.

“O encontro teve como objectivo promover a cooperação, partilhar experiências transformadoras e consolidar uma visão estratégica da inovação pública enquanto motor de transformação do Estado”, salienta o comunicado.

“A presença da BragaHabit e o reconhecimento internacional alcançado reforçam o seu papel como entidade pública inovadora, comprometida com a criação de comunidades mais coesas, participativas e resilientes, e com a afirmação de Braga como cidade de referência na inovação social e na governação de proximidade”, conclui a Câmara de Braga.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Hugo van der ding evoca aquilino ribeiro em paredes de coura

Hugo van der Ding evoca Aquilino Ribeiro em Paredes de Coura

Próximo Artigo
Detido segundo suspeito de assaltos a bancos em barcelos (e já está na cadeia)

Detido segundo suspeito de assaltos a bancos em Barcelos (e já está na cadeia)

Artigos Relacionados