O Centro de Acolhimento ‘O Poverello’ completou 12 anos de atividades em Braga, e para celebrar a data, o frei José Neves, fundador da instituição, visitou o local que, ao longo de sua história, já realizou mais de 20 mil atendimentos e empregou mais de 100 pessoas.
Citado em comunicado, o frei José Neves enfatizou, durante a celebração, que o espaço “é um lugar de encontro de carismas”.
Já frei Jacó, que atualmente é o diretor do centro, citado na mesma nota, partilhou: “Deus seja louvado por esses 12 anos de dedicação e serviço incansável. Que Ele nos mantenha fortes e unidos, permitindo-nos continuar esta nobre missão por muitos anos vindouros. Viva ‘O Poverello’!”.
O Centro de Acolhimento conta com 20 mil atendimentos realizados até hoje, gerando cerca de 100 empregos para a região de Braga.
Além disso, há 180 novos internos.
Em 12 anos, ‘O Poverello’ ofereceu 7 mil dias de internamento para os seus utentes.
No que diz respeito à alimentação, foram 94 mil refeições servidas ao longo da história do espaço.
‘O Poverello’ e as palavras de esperança
‘O Poverello’ é “um centro de acolhimento que surgiu da necessidade de amar o próximo, ajudar a enfrentar desafios, cuidar dos carenciados e acolher aqueles que precisam nos momentos mais difíceis de suas vidas”, refere a instituição.
A história do espaço começou em 17 de outubro de 2011, resultado de uma ação concreta da Província Portuguesa da Ordem Franciscana por meio da Domus Fraternitas – Fundação de Solidariedade Social, criada em 2009. No ano de 2019, a gestão foi atribuída à Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus.
Segundo frei Jacó, ‘O Poverello’ tem “desempenhado um papel vital, acolhendo pessoas que enfrentam desafios de saúde ou idade e cuidando daqueles que sofrem com sérias enfermidades e angústias”.
“Os agentes do centro desempenham funções fundamentais, oferecendo não apenas tratamento eficaz, mas também palavras de esperança e testemunho de vida, inspirados por Jesus Cristo e pela simplicidade de São Francisco de Assis”, assinalou o religioso.