Seguir o O MINHO

Região

Braga e Viana do Castelo em aviso amarelo na quarta-feira devido ao vento

Costa de Viana do Castelo também em alerta

em

Foto: DR

Dez distritos de Portugal continental vão estar na quarta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte com rajadas até 75 quilómetros por hora, podendo atingir os 90 quilómetros nas terras altas.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso amarelo entre as 06:00 e as 18:00 de quarta-feira.

O IPMA colocou também toda a costa (Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Coimbra, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro) sob aviso amarelo por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 04 a 05 metros.

O aviso de agitação marítima vai estar em vigor entre as 00:00 de quarta-feira e as 06:00 de quinta-feira.

De acordo com o IPMA, o aviso amarelo é o terceiro em termos de gravidade numa escala de cinco sendo relativo a situações de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Anúncio

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.

Região

Direito de Resposta: José Manuel Fernandes é o eurodeputado português mais produtivo, Nuno Melo contesta

em

Foto: PPE / DR

Na sequência da notícia “José Manuel Fernandes é o eurodeputado português mais produtivo”, publicada em O MINHO no dia 13 de fevereiro, o eurodeputado Nuno Melo, visado no artigo, pediu direito de resposta.

DIREITO DE RESPOSTA

Na edição de 13/2/2019, O Minho, publicou artigo com o título “José Manuel Fernandes é o eurodeputado português mais produtivo”, relativo ao qual, por ser falso, venho exercer direito de resposta (lei nº2/99 de 13/1) nos seguintes termos:

Sabia que o MEP ranking é uma fraude em democracia? Sabia que não é um site oficial ? Sabia que eurodeputados que paguem são favorecidos? Sabia que tenho mais trabalho registado que o José Manuel Fernandes (JMF) em praticamente todos os exemplos que O Minho enunciou sem verificar, para justificar um título falso? Sabia que no ranking, eurodeputados com menos trabalho registado que eu em todos os critérios, aparecem misteriosamente acima ?

Comparem:

Discursos: JMF 811, Nuno Melo 848;

Perguntas escritas: JMF 20, Nuno Melo 142

Moções: JMF 3, Nuno Melo 12

Declarações: JMF 6, Nuno Melo 6

Emendas de relatórios: JMF 164, Nuno Melo 546.

Apenas em relatórios, o JMF tem melhor número. Sucede que coordena uma comissão, atribuindo relatórios a si próprio. Essa possibilidade, obviamente não tenho.

Acrescem iniciativas que desenvolvo e nunca nenhum outro eurodeputado conseguiu. “O Melhor de Portugal”, que junta mais de 30.000 pessoas no Parque Cinquentenário em Bruxelas, na maior acção europeia de promoção do sector agro-alimentar português, ou o Congresso Europeu de Jovens agricultores.

Apesar disto, acriticamente, talvez reproduzindo nota de imprensa a pedido, este jornal titulou falsamente, como o MEP Ranking, que José Manuel Fernandes é o mais produtivo. Comparassem os números que publicaram, e só poderiam ter titulado a conclusão oposta. Nuno Melo é o eurodeputado mais produtivo.

Não pago a blogues/sítes sem dono conhecido, nem supervisão e com motivações políticas.

Todavia, tenho orgulho no meu trabalho em favor de Portugal, que comparo com qualquer eurodeputado. E não admito que este trabalho seja assassinado através de “fake news”, que sei são sinais dos tempos, mas representam o que mais deplorável que se pode encontrar no jornalismo.

Com os meus melhores cumprimentos

Nuno Melo


Este direito de resposta foi publicado exatamente nos mesmos termos da notícia que lhe deu origem, o que inclui a divulgação na página principal de O MINHO, em ominho.pt (em destaque), na página no Facebook, em facebook.com/ominhopt e no Twitter, em twitter.com/ominhopt, e envio através de notificação ‘push’ aos leitores subscritores.

Continuar a ler

Viana do Castelo

Anunciados os primeiros nomes para o Festival Neopop em Viana

em

Foto: Facebook de Neopop

A banda Underworld é um dos primeiros nomes confirmados para a edição 2019 do festival de música eletrónica Neopop, que vai realizar-se em Viana do Castelo, de 07 a 10 de agosto, anunciou hoje a organização.

“Vai ser uma oportunidade única. Viana do Castelo foi a cidade escolhida como um dos destinos da digressão mundial desta banda de referência mundial”, afirmou Raul Duro, hoje, durante a apresentação da 14.ª edição do festival.

O responsável, que falava em conferência de imprensa, no Serviço de Atendimento ao Munícipe (SAM) da Câmara de Viana do Castelo, apontou ainda os nomes dos portugueses 2Jack4U (live), Amelie Lens, Ben Klock, DVS1, John Digweed, Lokier, Maceo Plex, Rebekah (live), Richie Hawtin, Surgeon (live) e The Advent.

Raul Duro adiantou que “já foram vendidos mais de mil passes, [e] mais de 50% dos passes foram vendidos a público estrangeiro”.

“Nesta altura do ano é referência ótima”, sublinhou.

O festival de música eletrónica, que decorre junto ao Forte Santiago da Barra, vai contar com quatro palcos e dezenas de artistas para a sua 14.ª edição, sendo que a organização espera receber “cerca de dez mil pessoas, por dia”.

Já Paulo Amaral, um dos responsáveis pela organização, destacou que o festival está nomeado em quatro categorias nos Iberian Festival Awards que vão decorrer, em março, na cidade de Vigo, em Espanha.

Especificou que o Neopop está nomeado como Best Medium-Sized Festival, Best Line-Up Powered By Artcor Light, Best Communication, e Best Live Performance (Int.) (St. Germain).

Segundo Paulo Amaral “o impacto económico do festival atualizado, este ano, é de 3,72 milhões de euros”, referindo que o retorno “já não se faz sentir só no município de Viana do Castelo mas um pouco por todo o distrito”.

Paulo Amaral destacou que o festival “atingiu um excelente nível de relacionamento com a comunidade, com 92% de satisfação dos festivaleiros com as pessoas da cidade, em termos de acolhimento e simpatia”.

Presente no encontro com os jornalistas, o presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, avançou, quando questionado, que o apoio do município à edição 2019 do festival ronda os 70 mil euros.

O autarca socialista destacou a importância económica do festival, que “atrai milhares de festivaleiros de um número muito alargado de países”.

No final do encontro com os jornalistas, a organização do Neopop doou cerca de 3.300 euros à Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo e à Associação dos Amigos do Autismo, como resultado da receita da venda dos cinco quadros da campanha “The Art of Techno”, que foi promovida em 2018.

As duas associações foram escolhidas pela vereadora da Cultura da Câmara de Viana do Castelo. Também presente na conferencia de imprensa, Maria José Guerreiro referiu que a organização do festival “soube compreender a importância de Viana se sentir confortável com o festival”, relançado a aposta na “aproximação do festival à comunidade”.

Continuar a ler

Braga

Trabalhadores de call center em greve entoam cânticos em Braga

Durante esta terça-feira

em

Foto: Joaquim Gomes/O MINHO

Dezenas de trabalhadores de call center em greve durante esta terça-feira, entoam cânticos de protesto, junto ao edifício da Estação Ferroviária de Braga, onde funciona a empresa Concentrix, protestando contra as condições de trabalho.

A greve, que foi convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores de Call Center, está “contra a transferência arbitrária de trabalhadores entre linhas”, denunciando o caso atual de 25 trabalhadores deslocados de linhas “como se de peças num tabuleiro se tratassem”.

Foto: Joaquim Gomes/O MINHO

Foto: Joaquim Gomes/O MINHO

Foto: Joaquim Gomes/O MINHO

Foto: Joaquim Gomes/O MINHO

Foto: Joaquim Gomes/O MINHO

Foto: Joaquim Gomes/O MINHO

Com a palavra de ordem “não somos números, somos gente, só queremos respeito”, estes trabalhadores estão concentrados desde manhã cedo à porta da Estação da CP de Braga, onde se irão manter até ao princípio da noite desta terça-feira, prometendo que “nós não deixaremos ninguém para trás”.

Sobre as razões do descontentamento referido, Nuno Geraldes apontou “vários fatores”: “Há trabalhadores com salários em atraso, com prémios em atraso, as regras internas do edifício não são cumpridas, por exemplo, não deixam os sindicalistas entrar para fazer a sua função, ligam aos fins de semana a mudar escalas, há perseguições e abusos de vários tipos”, enumerou.

Segundo explicou, o que levou os trabalhadores a optarem pela greve “foi a transferência arbitrária de 25 trabalhadores e a forma” como foi feita.

“Digamos que esta transferência foi a gota de água num local já de si cheio de problemas e irregularidades, tendo a greve sido aprovada por unanimidade em duas assembleias feitas com os trabalhadores”, apontou.

Os trabalhadores vão estar concentrados em frente ao edifício do ‘call center’ da Concetrix, na Rua da Estação, até às 13:00.

Continuar a ler

Populares