Um artigo da revista Forbes classifica Braga como um “porto seguro para os reformados” norte-americanos.
A capital do Minho é uma das cinco cidades mundiais apontadas pela autora do artigo, Kathleen Peddicord, como seguras e baratas para viver a reforma.
“Portugal nunca foi tão popular entre os estrangeiros – especialmente os norte-americanos”, assim começa o texto.
“De 2021 a 2022, o número de norte-americanos que vivem aqui aumentou mais de 34% – o maior aumento de qualquer grupo de continentes durante esse período”, pode ler-se.
O artigo acrescenta que “a maior parte dos expatriados em Portugal concentra-se no Algarve, Lisboa e Porto, que, como resultado, registaram aumentos no custo de vida e nos preços dos imóveis nos últimos anos”.
“Essa é parte da razão pela qual recomendo Braga, uma cidade pouco conhecida no norte de Portugal”, escreve Kathleen Peddicord.
Para a articulista, “Braga é uma cidade elegante e bem equipada que permanece acessível para os padrões da maioria das pessoas”.
“Estimo que um orçamento mensal de 2.855 dólares [o equivalente a 2.608 euros] seja suficiente para um casal viver bem em Braga”, aponta.
A autora salienta que Braga é “conhecida como a Roma de Portugal devido às suas muitas igrejas e catedrais e ao som quase constante dos sinos”.
“Braga possui um centro histórico atraente, vários cafés, restaurantes, lojas, igrejas, hotéis, empresas e casas”, sublinha.
Kathleen Peddicord nota que “Portugal perdeu parte do seu apelo como paraíso da reforma no ano passado” com o fim dos vistos Gold e o fim do programa de redução de impostos para reformados estrangeiros, mas que, “apesar disso, ainda é considerado um refúgio para aposentados, do meu ponto de vista”.
As outras cidades recomendas no artigo são: Chitré (Panama), Creta (Grécia), Mazatlán (México) e Valencia (Espanha).