Seguir o O MINHO

Braga

Braga é quem mais vacina no país com a quarta dose

Covid-19

em

Céu Ameixinha. Foto: CM Braga

O ACES de Braga é, por entre todos os agrupamentos de saúde do país, aquele que, em menos tempo, mais vacinou a população idosa de lares e estruturas residenciais para idosos com a segunda dose de reforço (quarta inoculação) da vacina contra a covid-19, atingindo os 90% no maiores de 80 anos.

Segundo os dados atualizados esta quarta-feira, a que O MINHO teve acesso, na região Norte do país, só os agrupamentos ACES Cabreira-Gerês – que engloba os concelhos de Vila Verde, Amares, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Póvoa de Lanhoso – e o do Vale do Sousa, no distrito do Porto, conseguem taxas acima dos 70% em termos de lares.

Céu Ameixinha, enfermeira coordenadora do processo de vacinação em Braga, mostra-se orgulhosa do trabalho desenvolvido pelos profissionais de saúde, que “trabalham das 07:30 até às 22:00” para conseguir atingir estas metas o mais rapidamente possível, assegurando assim uma proteção extra aos mais atingidos pela doença do coronavírus.

“Em termos de lares, todos os que estavam elegíveis já foram vacinados. E já começamos a vacinar nos domicílios, ontem fizemos 70 inoculações, hoje devemos fazer 80, portanto, queremos vacinar o mais rápido possível todas as pessoas com mais de 80 anos, pelo menos as que assim o queiram”, adiantou a responsável.

A enfermeira também mostra-se satisfeita pelos resultados de Braga, relembrando que não se trata de uma disputa, mas sim de resultados que os profissionais tentam atingir o mais rapidamente possível para salvaguardar a segurança dos idosos.

“Trabalhámos muito mas os resultados aparecem, com a população a assegurar uma vacinação precoce”, acrescentou, relembrando que qualquer pessoa que esteja elegível pode apresentar-se na secretaria do Centro de Vacinação de Braga, localizado junto ao E.Leclerc de Ferreiros, e inscrever-se. “Já sai de lá vacinado”, concluiu Ameixinha.

EM FOCO

Populares