Connect with us

Braga e Paredes de Coura distinguidas nos prémios “Município do Ano”

Alto Minho

Braga e Paredes de Coura distinguidas nos prémios “Município do Ano”

A entrega dos prémios Município do Ano Portugal 2015 – uma organização da plataforma UM-Cidades, sediada na Universidade do Minho – decorreu esta quinta-feira em Braga, tendo sido distinguidos nove municípios nas categorias regionais e Vila do Bispo recebido o galardão de vencedor nacional, para além ter vencido na região do Algarve.

Depois de 80 candidaturas, o júri nomeou 36 projetos e o Festival de Observação de Aves e Atividades de Natureza de Sagres foi o projeto com o qual o concelho de Vila do Bispo venceu o prémio na categoria nacional e regional, enquanto na região Norte o galardão foi para Braga, com o InvestBraga, E.M. – Agência para a Dinamização Económica e na região Norte com menos de 20 mil habitantes foi a Escola do Rock de Paredes de Coura.

O presidente do júri, o vice-reitor da Universidade do Minho, José Mendes, afirmou que a organização está “satisfeitíssima” com esta segunda edição do prémio, destacando que este ano foram 80 os municípios a apresentar candidaturas.

“Há excelência do poder local por todo o país porque há projetos de muita qualidade e que hoje são muito orientados para realidades mais imateriais. Longe vão os tempos em que os autarcas se afirmavam pelas obras e pelas infraestruturas”, destacou.

Na opinião de José Mendes “há uma capacidade de reinvenção do poder local e da forma de exercício do poder local que é muito interessante” e qualidade das candidaturas apresentadas comprova isso mesmo.

A entrega dos prémios é apenas uma das facetas desta iniciativa, uma vez que a organização promoverá depois uma conferência, na qual os municípios vencedores apresentam de forma muito detalhada os seus projetos, na “lógica da partilha do conhecimento”.

 

Mais em Alto Minho

Bitnami