Seguir o O MINHO

Braga

Braga + e JovemCoop dão a conhecer 7 Maravilhas do Barroco em Braga

em

As associações Braga + e JovemCoop organizam, no próximo sábado, às 10h00, no largo de S. Paulo, junto à entrada principal da igreja do Seminário, mais um percurso pelo património bracarense, desta feita por uma seleção de sete obras-primas do barroco em Braga.

O objetivo desta visita guiada é dar a conhecer algumas das obras mais originais da expressividade barroca na arquitetura religiosa da cidade de Braga.

O barroco foi o estilo artístico que mais deixou a sua marca na fisionomia de Braga, compreendendo âmbitos sociais distintos e facetas diversas, que vão desde o maneirismo até ao rococó.

“Em Braga muitos elementos poderiam ser destacados. Escolhemos sete, procurando as diferentes tipologias de objetivar esta arte, nomeadamente a escultura e a pintura”, refere comunicado da Associação Braga Mais.

Esta visita guiada vai permitir observar as esculturas dos Evangelistas da igreja de S. Paulo, o retábulo-mor da igreja da Misericórdia ou o órgão de tubos da Sé, contando ainda com paragens junto do tecto da igreja do Salvador, do túmulo de S. Marcos ou do púlpito da igreja da Penha de França. A visita culminará junto dos painéis azulejares da igreja de S. Victor.

Percurso dá a conhecer 7 maravilhas do barroco bracarense

A iniciativa tem ainda uma vertente solidária, já que os participantes serão convidados a trazer uma garrafa de azeite, que será posteriormente doada à Comissão Social de S. Victor com o objetivo de compor os cabazes de Natal que são entregues às famílias mais carenciadas. Trata-se de uma forma das associações se associarem à Missão Põe Azeite 2015 que tem sido levada a cabo pelo Grupo Coral de Guadalupe.

Anúncio

EM FOCO

Populares