Braga é finalista do prémio da Semana Europeia da Mobilidade

A par de Sófia (Bulgária) e Zagreb (Croácia)

Braga é uma das três cidades finalistas ao prémio da Semana Europeia da Mobilidade 2022, a par de Sófia (Bulgária) e Zagreb (Croácia), anunciou hoje a Câmara.

O anúncio do vencedor será feito no final deste mês, durante a gala de entrega de prémios que decorrerá em Ghent, na Bélgica.

‘Melhores conexões’ foi o tema central da Semana Europeia da Mobilidade que se realizou em setembro de 2022, na qual, à semelhança de anos anteriores, o Município aceitou o desafio da Comissão Europeia e desenvolveu um programa de atividades que visou a sensibilização dos cidadãos para a mudança de comportamentos em termos de mobilidade sustentável.

De entre as inúmeras atividades realizadas, a autarquia destaca a implementação do projeto ‘Eu já passo aqui’, que consiste no alargamento de passeios, eliminação de barreiras arquitectónicas ou a criação de passadeira sobrelevadas; a realização de projectos colaborativos de redistribuição do espaço público; passeios intermodais para a comunidade escolar; um passeio nocturno de bicicletas; a introdução das bicicletas partilhadas; conferências; acções de sensibilização sobre o estacionamento ilegal, entre outras.

O vencedor do prémio da Semana Europeia da Mobilidade será escolhido por um painel independente de especialistas em transportes.

Através deste prémio, a Comissão Europeia procura reconhecer as autoridades locais que demonstram excelência nas áreas de sensibilização para a mobilidade urbana sustentável.

Kassel e Monchengladbach, na Alemanha, Krusevac, na Sérvia, e Lisboa são algumas das cidades que já foram contempladas com este prémio europeu.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Saiba onde vão estar os radares da PSP em março

Próximo Artigo

Três presidentes de Câmara do Alto Minho feridos após queda de teto durante reunião

Artigos Relacionados
x