Braga é uma das três cidades finalistas ao prémio da Semana Europeia da Mobilidade 2022, a par de Sófia (Bulgária) e Zagreb (Croácia), anunciou hoje a Câmara.
O anúncio do vencedor será feito no final deste mês, durante a gala de entrega de prémios que decorrerá em Ghent, na Bélgica.
‘Melhores conexões’ foi o tema central da Semana Europeia da Mobilidade que se realizou em setembro de 2022, na qual, à semelhança de anos anteriores, o Município aceitou o desafio da Comissão Europeia e desenvolveu um programa de atividades que visou a sensibilização dos cidadãos para a mudança de comportamentos em termos de mobilidade sustentável.
De entre as inúmeras atividades realizadas, a autarquia destaca a implementação do projeto ‘Eu já passo aqui’, que consiste no alargamento de passeios, eliminação de barreiras arquitectónicas ou a criação de passadeira sobrelevadas; a realização de projectos colaborativos de redistribuição do espaço público; passeios intermodais para a comunidade escolar; um passeio nocturno de bicicletas; a introdução das bicicletas partilhadas; conferências; acções de sensibilização sobre o estacionamento ilegal, entre outras.
O vencedor do prémio da Semana Europeia da Mobilidade será escolhido por um painel independente de especialistas em transportes.
Através deste prémio, a Comissão Europeia procura reconhecer as autoridades locais que demonstram excelência nas áreas de sensibilização para a mobilidade urbana sustentável.
Kassel e Monchengladbach, na Alemanha, Krusevac, na Sérvia, e Lisboa são algumas das cidades que já foram contempladas com este prémio europeu.