O jornal francês Le Parisien escreve, na sua edição de hoje, num artigo intitulado “Ces villes en Europe ou il fait bom s’expatrier” (As cidades da Europa para onde é bom viver, em português) aponta, no primeiro lugar do ranking, a cidade de Braga.
No texto, e depois de elencar um conjunto de critérios que contribuem para que seja bom ir viver para uma dada cidade, diz-se que “o primeiro lugar deve ser atribuído a Braga, cidade histórica do Norte de Portugal. Denominada como ‘Roma portuguesa’, distingue-se pela sua arquitetura religiosa, as ruas comerciais, os espaços pedonais e os lagos vizinhos” (aqui, aludindo ao Bom Jesus).
E, prosseguindo, diz o jornal: “Braga obtém excelentes notas em quase todos os critérios. Tem preços confortáveis no imobiliário, um número muito baixo de agressões ou roubos e uma taxa elevada de satisfação no que toca a infraestruturas”.
“A metrópole, de 200 mil habitantes, tem quase tudo para agradar. Mas, apesar disso, é preciso ter a certeza de que se tem um trabalho na cidade, ou então, que se tem condições para continuar a trabalhar na empresa de origem em teletrabalho”, anota o articulista, citando Alix Carnot, diretora associada da Expat Comunicação, que é especialista no acompanhamento de expatriados franceses.

O ranking do jornal coloca Lisboa em nono lugar em termos europeus, sendo que Madrid, Espanha, aparece em vigésimo, e Bruxelas, Berlim e Roma, em 41.º e seguintes.