Braga é a cidade convidada da Semana Criativa da Covilhã

Foto: Turismo Centro Portugal / Arquivo

A segunda edição da Semana Criativa da Covilhã realiza-se, entre 08 e 14 de novembro, focada na relação entre as artes e a sustentabilidade, com uma exposição montada a partir de desperdícios fabris, de dez artistas locais. Braga, Cidade Criativa da UNESCO em Media Arts, é a cidade convidada.

A iniciativa, que reúne um conjunto de atividades, vai na segunda edição e tem início no Dia Municipal da Cultura, que assinala a entrada da Covilhã na Rede de Cidades Criativas da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), no caso, na área do design.

“Esta é uma semana em que a criatividade é destacada, em que é trazida para o espaço público”, disse hoje a vereadora com o pelouro da Cultura na Câmara da Covilhã, Regina Gouveia, durante a apresentação do evento, em que acentuou a “programação diversificada”, que abrange todas as faixas etárias.

A exposição “EntreTecidos” é inaugurada no dia 08, no Teatro Municipal da Covilhã, num espaço totalmente preparado com resíduos industriais e desperdícios fabris, materiais cedidos por empresas do concelho para a decoração do espaço e construção dos ‘stands’ e que voltam a ser aproveitados, explicou o curador, Vasco Pinho.

Em exibição vão estar, até 06 de janeiro, peças de dez artistas naturais ou residentes na Covilhã de diferentes áreas, que farão uma ligação entre o design e “a arte têxtil”, pormenorizou Regina Gouveia.

De acordo com a vereadora, a mostra “é sobre o design na Covilhã” e tem como propósito “a vontade de partilhar e de valorizar a Covilhã Cidade Criativa do Design”.

Para chamar a atenção para o evento, começa na segunda-feira a ser criada, na fachada do Teatro Municipal, uma teia gigante, com 153 cordas em lã, em representação de cada um dos anos de elevação da Covilhã a cidade, da autoria de Vasco Pinho.

Do programa constam oficinas, concertos, literatura, conversas com artistas, conferências, visitas de escolas a três empresas do concelho, para observarem boas práticas, e a apresentação da Trienal Internacional de Design da Covilhã 2024-2025.

Durante a Semana Criativa está prevista o lançamento da Rota Portas do Sol, 35 pontos no centro histórico, apresentados com recurso às novas tecnologias e à realidade aumentada, que vai permitir conhecer personagens e histórias relacionadas com cada local, um projeto que a vereadora com o pelouro considera ser “uma imersão” naquela zona da cidade.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados