A empresa DST, de Braga, vai encaixar cinco milhões de euros com a construção de uma nova ETARI (Estação de Tratamento de Águas Residuais Industriais) para a Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, distrito de Setúbal.
Além da construção da nova ETARI (Estação de Tratamento de Águas Residuais Industriais), “totalmente autónoma, em substituição da antiga”, a DST também terá a seu cargo a “interligação com a rede de esgotos existente, em Palmela”.
Em comunicado enviado a O MINHO, a empresa refere que o arranque dos trabalhos já foi dado, estando neste momento em execução as fundações em betão armado.
O edifício a construir terá uma forma geométrica retangular regular, com 60m de comprimento por 30m de largura, medidos entre eixos de pilares, com pórticos de 12x10m e uma altura de 7,5m, sob a corda inferior da viga.
“A DST foi a escolhida devido à excelência na execução deste tipo de edificações, que tem vindo a ser demonstrada e comprovada nos últimos anos, tendo a seu cargo, neste projeto, que se prevê estar concluído em setembro deste ano, todo o processo relativo à obra civil, bem como todos os trabalhos de segurança contra incêndios. Para a sua execução conta com a parceria de várias empresas do domínio do dstgroup, nomeadamente a tgeotecnia, a tagregados e a tbetão”, refere a empresa.
“A vasta experiência da DST, bem como a competência dos nossos quadros, são os fatores que nos diferenciam face a outros concorrentes. Este cliente tem vindo a depositar bastante confiança no trabalho da DST, comprovando-se com a adjudicação de diversas obras. Estamos, inclusivamente, neste momento, com outro projeto em curso, bastante desafiante”, afirma Bruno Martins, diretor de produção desta obra, citado no comunicado.
Este segundo projeto em questão trata-se, como O MINHO noticiou, da construção da Fundação da Nova Prensa PXL para a Volkswagen Autoeuropa, onde já se encontram concluídos os trabalhos de demolição, contenção de solos com execução de colunas de microestacas secantes e escoramento metálico, a atividade de movimento de terras, muros e maciços de betão armado.
“Um dos grandes desafios desta obra foi a betonagem superior a 1000m3, em contínuo, da laje de fundo, estando nesta fase a serem executadas a laje superior e a estrutura metálica”, conclui o comunicado.