Seguir o O MINHO

Braga

Braga distribui equipamentos informáticos para escolas cederem a alunos carenciados

Para o caso de voltar a ser aplicado o ensino à distância

em

Foto: DR

O Município de Braga está a distribuir dois mil equipamentos informáticos para as escolas e para apoio aos alunos do concelho em maior vulnerabilidade socioeconómica.

Em comunicado, a autarquia salienta que a medida representa um investimento de cerca de 700 mil euros e “vem dar resposta às necessidades sentidas pela comunidade escolar e pelos alunos durante o atual contexto de pandemia”.

Os computadores, tablets e equipamentos de internet móvel estão a ser disponibilizados às escolas para reforço do seu equipamento e para serem cedidos a título de empréstimo aos alunos que não disponham desse tipo de material, caso o ensino à distância volte a ser adotado.

“Esta medida visa criar condições de equidade no acesso ao ensino dos alunos que frequentam os estabelecimentos de ensino do concelho”, considera a câmara.

“À semelhança do que tem feito noutras frentes de combate à pandemia, o Município de Braga não podia ficar indiferente aos desafios e aos constrangimentos que se colocam aos alunos, aos professores, aos encarregados de educação e às escolas”, refere Lídia Dias, vereadora da Educação, citada no comunicado, destacando a boa articulação e diálogo estabelecido com os Agrupamentos de Escolas.

A Câmara de Braga salienta que este “não se trata de um projeto financiado, uma vez que o Governo apenas deixou uma comparticipação residual para as Comunidades Intermunicipais para esta iniciativa, o que levou a um investimento financeiro substancial por parte do Município”.

Populares