Braga deve passar a situação de alerta

Incidência acima do limite
Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO / Arquivo

Braga pode entrar em situação de alerta devido à subida da incidência de casos de covid-19, sendo que as previsões apontam para que o concelho já tenha superado o limite de risco de 120 casos por 100 mil habitantes.

“A verdade é que uma vez que o número médio de ocorrências diárias se mantém constante (à volta de 20) de há mais de duas semanas a esta parte, Braga já ultrapassou o limiar dos 120 casos por 100.000 habitantes nos últimos 15 dias e passará a estar numa situação de alerta a partir da próxima revisão do território nacional pelo Governo”, afirma o presidente da Câmara, Ricardo Rio.

“Se é verdade que tal não implica automaticamente medidas de confinamento, não deixa de condicionar todas as opções sobre as atividades a realizar localmente no futuro próximo”, acrescenta o autarca.

Ricardo Rio dá conta de que, de acordo, com os dados que vão sendo recolhidos junto da Delegação de Saúde, este incremento de casos decorre de algum “relaxamento coletivo”, nas medidas preventivas do dia-a-dia, na sinalização e testagem atempada de pessoas sintomáticas e do deficiente reporte às autoridades de saúde de potenciais infeções.

“Se cada um não fizer a sua parte, a situação só se pode agravar”, alerta o presidente da Câmara, que reagia a uma notícia da TSF que antecipava que Braga e Cascais seriam dois grandes municípios do país a passar a situação de alerta.

Nessa notícia, Carlos Antunes, perito da equipa da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa que tem acompanhado a evolução da pandemia e que recebe os dados atualizados, por concelho, da Direção-Geral da Saúde (DGS), detalha que até 29 de maio – últimos dados que tem disponíveis – Braga teve um aumento de pouco mais de 100 casos por 100 mil habitantes para 136 em apenas quatro ou cinco dias, algo que, admite, é muito.

A subida anterior, mais acelerada, coincidiu com a passagem de quatro a cinco dias depois dos festejos da vitória do Braga na Taça de Portugal, mas o especialista diz que é preciso mais algum tempo para ter a certeza se a festa teve ou não algum efeito.

Ricardo Rio afirma que “a notícia da TSF não tem muitas novidades em relação ao que antevi na véspera da realização da final da Taça de Portugal (com base nos dados da semana anterior), apenas falhando na associação do agravamento do número de casos aos festejos no concelho de Braga”.

Os concelhos em situação de alerta são aqueles que estão em risco de não avançar ou retroceder no processo de desconfinamento.

O governo atualiza a lista semanalmente à quinta-feira.

De acordo com os últimos dados apurados por O MINHO junto de fonte local da saúde, referentes a segunda-feira, o concelho de Braga tem 234 casos ativos.

Na última atualização da incidência pela Direção-Geral da Saúde, da passada sexta-feira, Braga tinha uma incidência de 108 casos por 100 mil habitantes.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados