Seguir o O MINHO

Braga

Braga desafia população para limpeza do rio Este

Semana do Clima

em

Foto: DR/Arquivo

No âmbito da Semana do Clima realiza-se, no próximo sábado, uma ação de limpeza do rio Este. Esta iniciativa insere-se numa programação promovida pela Câmara Municipal de Braga entre 23 e 29 de setembro com o objetivo de “sensibilizar a população para a preservação dos recursos naturais”, assim como para a “minimização e a adaptação às consequências das alterações climáticas”.

A limpeza do rio Este e de resíduos urbanos, visitas à AGERE e à Braval, atividades nas escolas, oficinas e controlo de invasoras foram algumas das atividades apresentadas esta terça-feira, 20 de setembro, pelo vereador do Ambiente, Altino Bessa.

Uma das principais ações da Semana do Clima realiza-se já no próximo sábado, 24 de setembro, com a limpeza do rio Este, uma iniciativa que conta com a parceria da Amo Braga, da Rodellus – Associação Cultural, o grupo de protetores do rio Este e com um conjunto alargado de juntas e uniões de freguesia do concelho.

O desafio passa por proceder à limpeza das margens e do leito do rio. Esta é uma iniciativa aberta a toda a população, mas que implica uma inscrição prévia.

Outra atividade de limpeza decorrerá domingo, dia 25, das 10h00 às 12h00, com a recolha de lixo, a começar na rotunda do INL em direção ao Bom Jesus. Aberto à população, implica inscrições prévias através do e-mail: [email protected]

Para quem não conseguir se juntar a este grupo, o Município lança o desafio: limpar, no mesmo horário ou noutro que lhes seja mais conveniente, a sua zona envolvente, com o “Dê uma mão ao seu bairro!”, remetendo posteriormente testemunhos do trabalho realizado.

Programa da Semana do Clima apresentado no Parque Urbano das Camélias. Foto: CMB

Na sessão de apresentação de terça-feira, Altino Bessa salientou que a sensibilização ambiental é um trabalho que tem de envolver a população em geral, em particular os mais jovens, para que “possam, por um lado, recolher lixo nas áreas envolventes às suas escolas e, por outro, ajudar a sensibilizar os mais velhos para a necessidade de colocar o lixo nos locais apropriados”.

A programação completa da Semana do Clima pode ser consultada no portal do Município.

Populares