Seguir o O MINHO

Desporto

Braga: “Dance World Cup” eleito melhor evento desportivo em 2019

Gala do Desporto

em

Foto: Divulgação

O evento Dance World Cup, que reuniu milhares de jovens bailarinos em Braga durante o mês de junho, foi considerado o melhor evento desportivo realizado em Braga, de acordo com a votação do público na VI Gala do Desporto, que decorreu nesta segunda-feira.

O evento foi a concurso a par da 40.ª edição da Rampa da Falperra, a 41.ª corrida de São Silvestre, a Final Four da Taça da Liga e o Campeonato Europeu Universitário de Futsal.

Nesta sexta edição da gala, foram ainda distinguidos atletas, dirigentes, treinadores e árbitros, no evento que encheu o Altice Forum Braga.

O júri atribuiu o prémio de melhor árbitro a Andreia Sousa, árbitra de futebol, enquanto Miguel Santos, Treinador da Equipa de Futebol Feminino do Sporting Clube Braga, venceu na categoria de melhor treinador.

Foto: Divulgação / SC Braga (Arquivo)

O prémio de melhor dirigente desportivo foi atribuído a Manuel Machado, Presidente da Associação Futebol Braga, e o prémio de Mérito e Excelência ao Professor José Ribeiro.

Os títulos nacionais e internacionais alcançados pelos clubes e atletas também foram reconhecidos pelo Município de Braga, numa Gala que se revelou transversal a todas as modalidades.

Anúncio

Canoagem

Fernando Pimenta é atleta do ano 2019

Gala dos Campeões

em

Foto: DR / Arquivo

Fernando Pimenta é o atleta do ano 2019 para a Federação Portuguesa de Canoagem (FPC), depois de se ter destacado com títulos nacionais, internacionais e o apuramento individual e coletivo para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020, foi hoje anunciado.

Em 2019, o limiano foi campeão do mundo em velocidade, no campeonato disputado na Hungria. Venceu também duas medalhas de bronze, em K1 1.000 metros e K1 5.000 metros, também na mesma competição.

Fernando Pimenta medalha de prata nos II Jogos Europeus

Teve participação de destaque nos Jogos Europeus de Minsk, realizados na Bielorrússia, vencendo a prata em K1 1.000 metros e K1 5.000 metros.

Para além do galardão entregue a Fernando Pimenta, outros premiados serão conhecidos durante a gala, como é o caso da atleta do ano em feminino, a equipa do ano, a promessa do ano e o treinador do ano.

A cerimónia vai contar com João Paulo Rebelo, secretário de Estado da Juventude e Desporto, para além do presidente da Associação Europeia de Canoagem, Albert Woods.

A gala marca ainda uma homenagem aos canoístas portugueses que participaram em campeonatos europeus e mundiais, cerca de 100.

No que diz respeito a equipas, o Clube Náutico de Ponte de Lima, clube mais pontuado a nível nacional, será alvo de homenagem em fundo e velocidade, assim como o Clube Náutico de Prado, na vertente Maratona, e o Darque Kayak Clube, na vertente Slalom Esperanças.

A Gala dos Campeões da FPC decorre no próximo sábado, no Teatro Académico Gil Vicente.

Continuar a ler

Futebol

João Pedro Sousa admite que Rio Ave é “uma das melhores equipas do campeonato”

Antevisão do Rio Ave-Famalicão

em

Foto: Twitter de Segundo Poste

O treinador do Famalicão, João Pedro Sousa, teceu hoje vários elogios ao Rio Ave, adversário na 19.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, afirmando que se trata de uma “das melhores equipas do campeonato”.

Depois da derrota na última jornada frente ao Santa Clara, o Famalicão vai agora procurar regressar aos triunfos na deslocação a Vila do Conde e João Pedro Sousa admitiu que não espera facilidades.

“O Rio Ave sempre foi uma equipa muito forte, são muito competitivos, competentes e experientes. Têm jogadores e uma equipa técnica com muita qualidade. Os últimos jogos só veem confirmar que é uma das melhores equipas do campeonato. Esperamos um jogo extremamente difícil, um estádio difícil de jogar, ainda para mais com as condições atmosféricas que se esperam. O vento pode condicionar o jogo do Famalicão e do Rio Ave, mas estamos preparados para as dificuldades e para tentar vencer o jogo”, afirmou o técnico em conferência de imprensa de antevisão do encontro.

O treinador famalicense perspetiva um bom jogo, defendendo que estarão em campo “duas equipas que pensam em ganhar”.

“Procurar a vitória desde que se ganha a bola. E quando se perde é preciso recuperar o mais depressa possível para tentar marcar. É o que fazem as duas equipas. Vai ser um bom jogo e nenhum dos dois está a pensar noutra coisa que não a vitória”, frisou.

João Pedro Sousa analisou ainda a nova contratação do Famalicão, o australiano Ryan Teague.

“Já o seguíamos há algum tempo. Fizemos um bom trabalho de prospeção e ele enquadra-se no que queremos para o Famalicão e para o futuro. Estamos atentos ao mercado e vemos muito potencial nele”, elogiou.

João Pedro Sousa voltou a deixar reparos ao videoárbitro (VAR), depois da polémica no jogo da última jornada, com o Santa Clara.

“O árbitro vai sempre errar, é normal, mas é difícil aceitar determinadas situações e determinados erros do VAR. O VAR foi criado para que os erros grosseiros deixassem de existir e eles continuam a acontecer. É preciso ter atenção a este tipo de situações porque foram investidos muitos recursos humanos e muito dinheiro em tecnologia. O VAR é uma ferramenta útil, mas temos de a utilizar de outra forma e com outra competência. No entanto, digo que não perdemos o jogo por causa desse lance. A jogada é decisiva, mas não vamos justificar o resultado com esse lance”, encerrou assim o assunto.

O treinador frisou ainda que o facto de haver equipas a aproximarem-se dos minhotos na tabela classificativa não cria qualquer tipo de pressão extra aos jogadores.

“Nós estamos confortáveis no lugar em que estamos, mas isso nunca nos desconcentrou. O Rio Ave é uma equipa que disputou provas europeias nos últimos anos, mas o facto de se estar a aproximar de nós não nos cria qualquer tipo de pressão. Vemos a aproximação com naturalidade, sempre acreditámos que ia ser difícil mantermos o registo do primeiro terço do campeonato. Mesmo assim, estamos prontos para as próximas batalhas”, concluiu.

O Famalicão, quarto classificado, com 31 pontos, joga esta sexta-feira, às 21:15, em casa do Rio Ave, que é quinto com 28, em jogo da 19.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Continuar a ler

Futebol

Leverkusen dá 20 milhões por Tapsoba

Leicester e Wolverhampton na corrida

em

Foto: Twitter (Arquivo)

O alemão Bayer Leverkusen, assim como, o Leicester e o Wolverhampton de Inglaterra, estão em negociações pelo contrato de Edmond Tapsoba do Vitória SC, avançou a Guimarães Digital.

A SAD do clube vimaranense, encontra estas propostas, meros dias antes do encerramento do mercado de inverno, suportando a pressão para que o negócio se feche neste curto espaço de tempo.

O Bayer Leverkusen tem vindo a mostrar interesse no jogador há algum tempo, tendo oferecido 18 milhões de euros pelo passe, proposta que foi renovada para 20 milhões de euros recentemente.

O clube alemão terá enviado um membro a Portugal de modo a garantir a conclusão do negócio.

No momento desconhece-se o valor das ofertas do Leicester e Wolverhampton mas é conhecido o interesse passado de ambos clubes no defesa do Burkina Faso.

O Vitória SC detém apenas 75% do passe do jogador e, segundo foi apurado, preferia negociar Tapsoba apenas no final da época 2019/2020.

Pela primeira vez a jogar na I Liga, o jogador tem sido titular no Vitoria e o central mais usado do plantel.

Com contrato, recentemente renovado, por mais duas temporadas, o internacional de 20 anos, conta com uma clausula de rescisão de 50 milhões de euros.

 

Continuar a ler

Populares