O atleta que consiga uma medalha nos Jogos Olímpicos ou Paralímpicos terá dez mil euros de apoio da Câmara de Braga. Desde que resida no concelho há mais de cinco anos.
O executivo municipal de Braga debate e vota, quarta-feira, em reunião de vereadores, uma proposta de apoio monetário aos atletas participantes nos Jogos Olímpicos ou Paralímpicos: três mil euros pela participação; cinco mil para atletas participantes e classificados na posição equivalente a finalista (não medalhado); e dez mil euros para atletas participantes e medalhados nos Jogos.
A proposta, do pelouro do Desporto gerido por Sameiro Araújo, salienta que “são elegíveis para atribuição de apoio à participação olímpica/paralímpica os atletas residentes no concelho de Braga num período mínimo de cinco anos, que efetuem os mínimos de acesso aos Jogos Olímpicos ou Paralímpicos e/ou que sejam selecionados para os Jogos Olímpicos ou Paralímpicos, pelos respetivos Comités”.
O documento sublinha que, “porque a natureza da matéria não o justifica, (já que se trata de uma alteração ao Regulamento em vigor), e considerando que as presentes alterações contêm um regime favorável aos particulares, e uma vez que a lei habilitante não o exige especificamente, o projeto de alteração regulamentar em causa não carece, pois, de ser submetido a consulta pública”.