No âmbito das comemorações do Dia dos Afetos, a Cruz Vermelha e a Associação Alva uniram-se, hoje, para uma iniciativa simbólica e cheia de significado. A Alva ofereceu 20 carvalhos e outros tantos vasos à Cruz Vermelha, que serão cuidados pelos jovens acompanhados pela instituição. Cada árvore recebeu o nome de um dos participantes, criando uma ligação especial entre os jovens e a natureza: ““cada um deles vai acompanhar o crescimento da árvore que plantou”, salientou aquela técnica, vincando que a iniciativa teve, ainda, o propósito de os sensibilizar para as questões ambientais e para a ligação entre o homem e a natureza.
Além da plantação dos carvalhos, os colaboradores da Cruz Vermelha presentearam os jovens com frases motivacionais, escritas em cartões personalizados. Estas mensagens – disse uma das técnicas a O MINHO – “visam inspirar e fortalecer a autoestima dos participantes, incentivando-os a cuidar não apenas das árvores, mas também de si próprios e do meio ambiente”.
A atividade, “que decorreu num ambiente de partilha e afeto”, reforçou os laços entre as duas instituições e destacou a importância de ações que promovam a sustentabilidade e o bem-estar emocional: “Esta iniciativa simboliza o crescimento, tanto das árvores como dos jovens, que são incentivados a desenvolver-se com amor e dedicação”, afirmou um dos responsáveis da Cruz Vermelha.
![](https://ominho.pt/wp-content/uploads/2025/02/CruzVcarvalhos2-768x1024.jpg?v=1739565059)
![](https://ominho.pt/wp-content/uploads/2025/02/CruzVcarvalhos-768x1024.jpg?v=1739565059)
![](https://ominho.pt/wp-content/uploads/2025/02/CruzVermelhaFotogrupo-768x1024.jpg?v=1739565058)
E acrescentou, a concluir: “Os carvalhos, agora plantados, serão acompanhados ao longo do tempo, servindo como um legado vivo desta celebração do afeto e da esperança”.
O que é a Alva
Recorde-se que, a Associação Alva, com sede em S. Mamede d’Este, procura promover a conservação da natureza e a proteção da biodiversidade. Para isso, trabalha em projetos de restauração ecológica, conservação de espécies ameaçadas e criação de áreas protegidas. Também promove a educação ambiental e o engajamento da comunidade local na proteção do meio ambiente.