Seguir o O MINHO

Braga

Braga: Crianças e idosos recriam ‘Festa das Vindimas’ na Quinta Pedagógica

em

Um grupo de 50 crianças e idosos participaram na ‘Festa das Vindimas’ que decorreu na manhã desta sexta-feira, na Quinta Pedagógica de Braga. Nesta iniciativa, os idosos do Centro Social da Paróquia de Ferreiros e da Associação de Reformados de S. Vicente mostraram às crianças d’A Bogalha como se faz o vinho, desde o corte dos cachos até ao pisar das uvas.

Para Altino Bessa, vereador do Ambiente, Energia e Desenvolvimento Rural, a presença das crianças e idosos é prova do excelente serviço que a Quinta Pedagógica presta na divulgação das tradições do Mundo Rural.

“As vindimas são um marco importante numa quinta e, com esta ação, quisemos que os mais novos tivessem esta experiência de cortar e pisar as uvas. À festa juntámos também os mais velhos que puderam reviver esta tradição”, referiu.

A Quinta Pedagógica assume-se, cada vez mais, como um espaço de visita obrigatória por parte de escolas, instituições sociais e de famílias não apenas do concelho de Braga, mas de toda a região Norte do país.

‘Festa das Vindimas’ na Quinta Pedagogica

No primeiro semestre deste ano cerca de 16 mil pessoas visitaram a Quinta Pedagógica, um número que representa um aumento de 15 por cento face ao mesmo período do ano passado. De registar ainda o acréscimo do número de ações de formação que, no primeiro semestre de 2015, levaram mais de 500 pessoas à Quinta Pedagógica. No mesmo período, registou-se igualmente um aumento de 12 por cento dos visitantes aos fins de semana e feriados.

Para Altino Bessa estes resultados são reflexo da dinâmica gerada com a realização de um intenso calendário de atividades, assim como da política de valorização daquele espaço.

“Nos últimos dois anos fizemos vários melhoramentos em termos físicos e apostámos na valorização da imagem da Quinta Pedagógica”, acrescentou.

O vereador fez ainda um balanço positivo da parceria celebrada há um ano com a CP – Comboios de Portugal e Transportes Urbanos de Braga que, nas últimas férias de Verão, levou à Quinta Pedagógica mais de 150 crianças de Famalicão, Porto e Gaia.

Recorde-se que esta parceria possibilita às instituições e escolas de fora do concelho a visita à Quinta Pedagógica a custos reduzidos. A venda deste produto denominado ‘Viajando até à Quinta Pedagógica’ é efectuada pela CP – Comboios de Portugal e inclui um título de viagem de ida e volta nos Comboios Urbanos, um título para viagem de ida e volta nos autocarros dos TUB e um título para acesso à Quinta Pedagógica para a realização de atividades, com um custo total de cinco euros por elemento.

‘Festa das Vindimas’ na Quinta Pedagogica2

Populares