Seguir o O MINHO

Braga

Braga cria 45 novos lugares de estacionamento para motociclos

Mobilidade

em

Foto: Divulgação / CM Braga

A Câmara de Braga vai instalar 45 novos lugares de estacionamento onde caberá um total de 270 motociclos, numa estratégia de incentivo à mobilidade através de transportes mais sustentáveis, foi hoje anunciado.

A primeira fase do plano de instalação contempla a criação de dez lugares, cada um com capacidade para seis motos, prevendo-se a instalação, a “breve prazo”, de outros 35 lugares idênticos.

Segundo o vereador João Rodrigues, que tutela o Espaço Público, “os novos lugares para motociclos enquadram-se na estratégia modal tem vindo a ser implementada pelo Município de Braga, no sentido de incentivar as pessoas a utilizar outros meios de transportes mais limpos, mais compactos e mais sustentáveis”.

“Por cada lugar de um automóvel, caberão 6 motociclos, pelo que o parque de estacionamento total a criar terá capacidade para 270 motociclos”, acrescenta o vereador.

Em nota enviada à imprensa, a autarquia aponta a Estação de Caminhos-de-Ferro, a Estação Rodoviária, os estabelecimentos de ensino secundário da cidade, diversos equipamentos públicos e edifícios de serviços, como o Tribunal, a Segurança Social, as Piscinas Municipais, os postos dos CTT e outras zonas do centro da cidade, incluindo as entradas na área pedonal, como locais a implementar este tipo de estacionamento.

“A cor amarela permite aos utilizadores deste tipo de veículo identificarem os lugares, um pouco no seguimento do que acontece com os lugares destinados às trotinetes e bicicletas (de cor vermelha), estratégia muito elogiada pelas operadores e utilizadores deste mecanismo em Braga”, refere a mesma nota.

João Rodrigues adianta que a autarquia vai “continuar a fazer intervenções no espaço público com vista à criação de melhores condições para os peões e para as bicicletas, com medidas que visam a acalmia do tráfego automóvel”.

Populares