A Assembleia da União de Freguesias de Crespos e Pousada, de Braga, votou, esta semana, favoravelmente a Proposta de Desagregação da União de Freguesias.
- Anúncio -
Fonte do organismo adiantou hoje ao o MINHO, que a proposta visa dar origem às duas freguesias anteriormente agregadas, designadamente a freguesia de Crespos e a de Pousada, com as características e condições que as mesmas tinham antes da agregação efetuada ao abrigo da Lei 22/12 de 30 de Maio e da Lei n.º 11-A/2013 de 28 de Janeiro.
Depois de uma votação favorável e unânime a esta proposta, debatida em Assembleia de Freguesia, o processo seguirá os passos previstos na lei, sendo sujeita ao sufrágio dos deputados da Assembleia Municipal de Braga de onde seguirá para a Assembleia da República se a pronúncia daquele órgão for favorável.
Ao que o o MINHO soube, e a exemplo do que sucedeu com o pedido de desagregação da União de Freguesias de Morreira e Trandeiras é provável que a Assembleia Municipal aprove a proposta, mas que esta «chumbe« no Parlamento, dado que uma das autarquias, a de Pousada, tem menos de 750 eleitores, facto que impede a sua aprovação.