Seguir o O MINHO

Região

Braga contrata 15 novos polícias municipais

Atualmente aquela polícia conta com 39 elementos

em

O Município de Braga contratou 15 novos colaboradores para reforçar o corpo da Polícia Municipal de Braga, anunciou hoje a autarquia.

Foto: Sérgio Freitas / CM Braga (Divulgação)

Os novos agentes, 7 mulheres e 8 homens, iniciam agora um período de formação com a frequência de um curso da Fundação para os Estudos e Formação nas Autarquias Locais que decorrerá em Coimbra até julho e de setembro a outubro, em Torres Novas, na Escola Prática da PSP, segundo explica aquela câmara municipal numa nota enviada a O MINHO.

A Polícia Municipal, actualmente composta por 39 elementos, tem por missão a fiscalização do cumprimento da legislação municipal e de infracções de natureza rodoviária bem como o policiamento e a salvaguarda da segurança de pessoas e bens, entre outras atribuições.

Os novos agentes reforçam a equipa da Polícia Municipal a partir de outubro de 2019.

Anúncio

Braga

Braga quer “fotografar a inclusão” e desafia cidadãos

As melhores imagens vão estar expostas no Museu D. Diogo de Sousa

em

Foto: DR/Arquivo

No âmbito do Projecto de Mediadores Municipais e Interculturais (PMMI), o Município de Braga desafiou os cidadãos a captar imagens de objectos ou situações que simbolizem a inclusão. Com a iniciativa ‘Fotografa a Inclusão’, o Município pretende sensibilizar para a diversidade existente no concelho.

As melhores imagens vão estar expostas no evento ‘Celebrando a Interculturalidade’, que terá lugar nos dias 25 e 26 de outubro, no Museu D. Diogo de Sousa.

Os interessados em participar devem enviar as suas fotografias até 31 de agosto por email: [email protected] As imagens podem ser captadas através de máquina fotográfica ou telemóvel.

O PMMI é composto por quatro mediadores, que representam as comunidades mais representativas de Braga e, um coordenador, colaborador municipal.

Compete ao Mediador Intercultural fazer a “ponte”, entre o cidadão estrangeiro/de etnia e as instituições locais de apoio à sua legalização, integração plena e, assim, dar resposta adequada às necessidades dos diferentes cidadãos em contextos e com diferentes características.

O PMMI tem entre os seus objectivos estratégicos criar condições para que as diferentes comunidades do concelho se possam conhecer (comunicação) e, promover o reconhecimento mútuo das diferentes comunidades existentes e sua interacção (diversidade/inclusão).

Continuar a ler

Região

Temperaturas podem chegar aos 37 graus hoje

Monção vai ser o concelho mais quente da região

em

Praia Fluvial de Arcos Valdevez (Valeta). Foto: Fernando André Silva / O MINHO

A temperatura volta a subir esta quinta-feira em todo o país, e os termómetros vão atingir os 37 graus no Minho, segundo informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Monção vai ser o concelho mais quente da região, com temperaturas de 37 graus. Barcelos, Famalicão e Valença chegam aos 36 graus.

A previsão de temperatura máxima em Braga é de 34 graus, e de 33 graus em Viana do Castelo.

O calor continua nos próximos dias, mas a temperatura não deve ser tão alta quanto esta quinta-feira.

Continuar a ler

Região

Bares e discotecas com medidas de segurança reforçadas a partir de hoje

Entre as quais a instalação de videovigilância em todas as zonas de acesso aos espaços

em

Foto: DR/Arquivo

A partir de hoje os bares e as discotecas terão medidas de segurança reforçadas, entre as quais a instalação de videovigilância em todas as zonas de acesso aos espaços.

As alterações surgem ao abrigo de uma nova lei publicada em maio que altera as medidas de segurança obrigatórias para estabelecimentos de restauração ou de bebidas que disponham de espaços ou salas destinadas a dança.

As medidas entram hoje em vigor, dispondo os bares e discotecas de um período de três anos para promoverem a adaptação aos novos requisitos.

A nova lei alarga a instalação de videovigilância, que agora incide sobre o interior e a entrada do público, passando as câmaras de vídeo a cobrir todas as zonas de acesso aos bares e discotecas, incluindo as entradas de funcionários, e parques de estacionamento privativos.

Por outro lado, a polícia vai poder encerrar ou reduzir o horário dos bares e discotecas em caso de distúrbios e ter acesso em tempo real às imagens de videovigilância.

O diploma ressalva que os requisitos técnicos para o visionamento destas imagens por parte das polícias são definidos por portaria do ministro da Administração Interna.

A nova lei estabelece também a obrigatoriedade de existir um responsável pela segurança sempre que o estabelecimento tenha mais de 400 lugares, além de um plano de segurança.

De acordo com o documento, os requisitos do plano de segurança são fixados em portaria a aprovar pelo ministro da Administração Interna.

O responsável pela segurança terá o dever de comunicar às forças de segurança comportamentos dos seguranças privados que violem os deveres e obrigações e zelar para que os seguranças privados cumpram os deveres e obrigações previstas na lei de segurança privada, além de informar as polícias sobre os ilícitos criminais ocorrido no interior dos bares e discotecas.

A nova lei determina também que os estabelecimentos com mais de 200 lugares tenham obrigatoriamente um segurança-porteiro em cada controlo de acesso ao público, aumentando o número destes seguranças nos bares e discotecas com mais de 250 lugares.

O segurança-porteiro pode, no controlo de acesso aos estabelecimentos, efetuar revistas pessoais de prevenção e segurança com o objetivo “de impedir a entrada de armas, objetos, engenhos ou substâncias de uso e porte legalmente proibido ou que ponham em causa a segurança de pessoas e bens”, devendo, para o efeito, recorrer ao uso de raquetes de deteção de metais e de explosivos ou operar outros equipamentos de revista.

A videovigilância tem de ter associado um sistema de alarme que permita alertar as forças de segurança em caso de perturbação que justifique a sua intervenção.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares