Braga contrai empréstimos de 30 milhões ao Crédito Agrícola para reparar estradas e comprar a SGEB

Foto: Carlos Dobreira

O Executivo da Câmara Municipal de Braga é chamado, esta segunda-feira, na habitual reunião quinzenal, a ratificar a contração de dois empréstimos bancários, de 15 milhões de euros cada, 30 milhões no total, um para o Plano de Intervenção em Vias Municipais e Iluminação Pública, e outro para a compra da SGEB, a parceria pública privada dos equipamentos desportivos.

Em ambos os casos, o banco será a Caixa de Crédito Agrícola. Os empréstimos foram já aprovados na Câmara e na Assembleia Municipal, mas a adjudicação a uma entidade bancária necessita de ratificação.

No que toca às vias municipais e à iluminação, o Município diz que será usado, nos próximos três anos, na requalificação de 20 estradas – obras com um custo total de 16, 5 milhões – e em mudanças na iluminação, neste caso com uma previsão de redução na faturação anual na ordem dos 40%”.

SGEB: 20 milhões de poupança

Os vereadores são, ainda, chamados a ratificar a Minuta do Contrato de Empréstimo de médio e longo prazo, no montante de 15 milhões, para aquisição das participações detidas pelos parceiros privados na SGEB, conhecida como a dos «relvados sintéticos».

A Câmara diz que “o valor proposto para aquisição das participações sociais foi negociado e aceite pelos parceiros privados, e teve por referência as conclusões de um estudo contratado a uma empresa especializada em avaliação de empresas.

A internalização da SGEB – acrescenta – “é um objetivo assumido pelo Executivo que, numa fase inicial, não foi possível concretizar devido ao limite de endividamento das Autarquias.

Trará uma poupança de 20 milhões de euros aos cofres municipais.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

BE diz que maioria PS cai por causa de " facilitadores" como Vítor Escária

Próximo Artigo

Há 10 anos que o Pai Natal leva prendas a crianças de acampamento em Viana

Artigos Relacionados
x