Braga consegue financiamento de 110 mil euros para integrar migrantes

Migrações

A Câmara de Braga vai elaborar um Plano Municipal para a Integração de Migrantes. A iniciativa, cuja proposta será analisada na reunião do executivo desta segunda-feira, 11 de julho, resulta de uma candidatura apresentada junto do Alto Comissariado para as Migrações, denominada “Parceria para a Integração”, que obteve financiamento de 110.300 euros do Fundo para o Asilo, Migrações e Integração, anunciou hoje a autarquia.

Promover a inclusão de nacionais de países terceiros (NPT) no Concelho de Braga, potenciando o reconhecimento mútuo entre autóctones e imigrantes é um dos objetivos desta iniciativa. Este plano prevê a realização de atividades que visam a sensibilização da comunidade bracarense para a promoção e valorização da diversidade cultural, bem como a capacitação da comunidade através de uma perspectiva intercultural.

De acordo com a Câmara, esta estratégia passa ainda pela promoção de ações orientadas para os migrantes, nomeadamente melhorias de competências transversais, workshops, encontros desportivos, concursos, bootcamp para empreendedorismo imigrante e capacitação técnica. A realização de ações de língua portuguesa e a constituição de uma equipa multilingue são outras das medidas previstas.

A vereadora da Inovação e Coesão Social, Carla Sepúlveda, explica que o Plano Municipal para a Integração de Migrantes apresenta uma proposta inovadora para a problemática da imigração, definindo linhas de acção estruturadas e coordenadas entre os diferentes parceiros.

A proposta contempla uma “forte vertente de monitorização e avaliação”, implicando o cumprimento e metas específicas e indo ao encontro das necessidades locais dos imigrantes.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados