Braga: Com pouca visibilidade, Farmácia Pinheiro quer sair da rua do Caires

O Executivo Municipal de Braga debate e vota, terça-feira, em reunião, o pedido feito pela farmácia Pinheiro, da rua do Caires, na União das Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, de mudança de instalações para a Avenida Padre Júlio Fragata, em São Vítor.

O Infarmed (Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde) perguntou à Câmara a sua opinião, tendo a Divisão de Procedimentos Urbanísticos já dado parecer positivo , isto porque cumpre os requisitos legais,

já que o proprietário da farmácia Pimentel, situada a menos de 350 metros do local pretendido, declarou por escrito que não se opunha à mudança.

Braga pode ter mais 17 farmácias

Braga, e de acordo com os dados dos Censos de 2021, apresenta 193.324 residentes, permitindo que sejam admitidas aproximadamente 55 farmácias para uma capitação de 3.500 habitantes por farmácia, ou seja, existe a possibilidade de abertura de 17 novas farmácias.

A distribuição populacional é heterogénea, existindo uma elevada concentração na zona central, c(freguesias urbanas mais consolidadas), registando 49,48% da população residente do concelho. A Farmácia Pinheiro, propriedade de Isabel Maria Rebelo Leite Machado, diz que, “nos últimos três anos, tem registado uma diminuição sistemática e persistente de utentes”, pondo em causa a sua sustentabilidade económica”. 

Para tal, contribuiu “a autorização de instalação de outra farmácia nas imediações da Pinheiro, “que dispõe de modernas e amplas instalações, excelentes acessos rodoviários e parqueamento automóvel” e que lhe tem retirado “clientela”, contribuindo para “a sua inviabilidade económico-financeira”.

Desta forma, – acentua – “pretende efetuar a transferência da farmácia para a zona nascente da cidade “mais moderna e dinâmica, com grandes empresas digitais e prestadores de serviços”.

Braga Parque tem 12 milhões de clientes por ano

Para além disso, irá servir duas freguesias populosas e dinâmicas demograficamente do conselho, nomeadamente, São Victor e São Vicente (32.822 e 13.962 residentes respetivamente), beneficiando simultaneamente da proximidade do “maior Centro Comercial de Braga, denominado Braga Parque, por onde transitam cerca de 12 milhões de clientes por ano. 

De acordo com o proprietário, com as novas instalações “a requerente, pretende aumentar e proporcionar a oferta de serviços, designadamente de promoção de saúde e bem-estar dos utentes, o que nas atuais instalações, não consegue”.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x