Seguir o O MINHO

Braga

Braga: Ciclo de conferências “Envelhecer para a Vida” fala sobre Disfunção erétil

em

A disfunção erétil tem solução, ou seja, tem tratamento. Esta foi a principal mensagem deixada pelo urologista Hugo Antunes, no decorrer de uma conferência que teve lugar no Centro Cívico de S. Vicente, no dia 9 de outubro.

Intitulada “Envelhecer para Vida”, esta segunda sessão do 3º ciclo de conferências abordou uma temática que “ainda é tabu na nossa sociedade”. De acordo com aquele especialista, 5 a 20 por cento dos homens têm disfunção erétil mediana ou severa.

Numa palestra composta maioritariamente por homens, Hugo Antunes deixou sempre uma mensagem de que o problema tem solução, mas o primeiro obstáculo a ultrapassar é o da vergonha de contar ao médico esta complicação. Contudo, referiu que existem tratamentos, nomeadamente, os medicamentos que apelidou de primeira linha de tratamento, como o Viagra e outros comprimidos similares. Estes apresentam alguns efeitos secundários mas são extremamente seguros. Numa segunda linha surgem as soluções injetáveis. São um pouco dolorosas e têm como principal finalidade aumentar o fluxo sanguíneo. Finalmente, a terceira linha de combate à patologia são as chamadas próteses. Apresentam altas taxas de infeção e aplicam-se em último caso, de acordo com o urologista convidado.

De resto, depois de uma boa avaliação a nível físico e emocional do paciente, Hugo Antunes, referiu que a disfunção erétil é uma consequência natural do envelhecimento, no entanto, existem soluções, nomeadamente a prática regular de exercício físico. Quando a doença se manifesta, é importante o paciente não ter vergonha de contar ao seu médico, pois só desta forma, pode haver um acompanhamento eficaz por parte do clínico. No final da sessão, houve algumas perguntas feitas pelo público que foram respondidas pelo orador convidado.

O ciclo de conferências “Envelhecer para a Vida” é uma iniciativa da farmácia Lima, em parceria com a Junta de Freguesia de S. Vicente, que esteve representada por Domingos Alves, vogal para a Educação e Cultura. Em representação da farmácia Lima esteve Ana Sá.

Entretanto, e no decorrer de todas as sessões, a farmácia Lima realiza nas suas instalações rastreios cardiovasculares e mini-facial gratuitos.

A próxima sessão deste terceiro ciclo de conferências decorrerá no dia 16 de outubro e terá como temática a menopausa. A palestrante convidada é Crisbety Pinho, médica do CH Universitário de Coimbra.

Anúncio

EM FOCO

Populares