Arquivo

Braga: CDU pede programa de apoio para atividades nas férias de crianças com deficiência

Reunião vota apoios de 350 mil euros a freguesias e clube
Braga: cdu pede programa de apoio para atividades nas férias de crianças com deficiência
Bárbara Barros. Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

A vereadora da CDU, Bárbara Barros, apresenta, esta segunda-feira, na reunião da Câmara de Braga, uma recomendação para que o Município “ crie uma resposta supletiva que garanta o acesso às crianças e jovens do concelho a um programa inclusivo de ocupação das férias grandes e pausas letivas”.

Tal deve ser feito – defende – “com reforço de recursos humanos capazes de acompanhar as crianças e jovens com deficiência ou necessidades específicas de apoio à inclusão”.

Pede, ainda, ao Município que “desenhe programas inclusivos com atividades diversificadas, transporte e refeições para as crianças e jovens participantes, independentemente das suas características individuais, da sua responsabilidade ou em parceria com agrupamentos de escola e/ou outras entidades”.

Quer, também, que a Câmara apoie “total ou parcialmente, de acordo com os rendimentos das famílias, os custos destas atividades”.

Para a CDU, “importa assumir e reforçar os direitos das pessoas com deficiência e de garantir que o que está inscrito em lei, desde logo na Constituição da República Portuguesa, seja uma realidade na vida das famílias, tanto ao nível das políticas públicas nacionais como também das locais”.

A iniciativa segue-se à reunião mantida pela deputada municipal da CDU, Sandra Cardoso, com um grupo de pais de crianças e jovens com deficiência ou com necessidades específicas e que frequentam diferentes escolas do concelho. Em causa estão as dificuldades sentidas por estes pais em encontrar soluções para que os seus filhos participem e integrem os tradicionais programas de férias e ocupação dos tempos livres. Acresce, ainda, que, “não encontrando respostas, estas crianças e jovens ficam entregues única e exclusivamente à responsabilidade das suas famílias, impedindo a conciliação das suas atividades profissionais com as interrupções letivas”.

Apoios de 350 mil às freguesias

Na ocasião, a Câmara vota um pacote de apoios financeiros que ultrapassa os 350 mil euros, montante que se destina a obras nas freguesias, à celebração de contratos-programa com entidades desportivas e apoios a entidades. Nos contratos de delegação de competências, a maior parte, 158.188 euros, vai para a UF (União de Freguesias) de Escudeiros e Penso, para a requalificação e alargamento do C.M. 1343 (Rio Ledo). Para a UF de Merelim S. Pedro e Frossos vai um apoio de 63.190 euros, para a requalificação interior da Rua da Pateira, em Merelim S. Pedro. A UF de Arentim e Cunha recebe 63.908 euros para a requalificação e alargamento da Rua do Fogueteiro.

Será votado um apoio de 30.745 euros à UF de Lomar e Arcos para a execução de obras, nos passeios na Rua da Mouta (Lomar); requalificação de espaço no adro da Igreja de Arcos; substituição e alinhamento de Árvores na Rua Combatentes do Ultramar, em Lomar. O executivo vota, ainda, apoios de 3.100 euros a Priscos, para a colocação de abrigos de passageiros na Avenida do Livramento e na Avenida Sr. Dos Bons Caminhos. O mesmo valor será atribuído à UF de Nogueira, Fraião e Lamaçães para colocação de abrigo em paragens na Rua de Barreiros, em Nogueira. Para a UF de Nogueiró e Tenões vão 10.000 euros para o Festival Castro Galaico. No âmbito do desenvolvimento desportivo, o Futebol Clube Ferreirense recebe 1500 euros e o Maximinense 5 mil euros.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Félix da costa vence segunda categoria nas 24 horas de le mans

Félix da Costa vence segunda categoria nas 24 horas de Le Mans

Próximo Artigo
Tinha 'frota' de sete carros para vender droga em braga, vila verde e vieira do minho

Tinha 'frota' de sete carros para vender droga em Braga, Vila Verde e Vieira do Minho

Artigos Relacionados