Braga: Casais faturou 836 milhões em 2024 e está entre as construtoras mais inovadoras do mundo

Assinala 67.º aniversário
Braga: casais faturou 836 milhões em 2024 e está entre as construtoras mais inovadoras do mundo
Foto: Casais / Arquivo

O Grupo Casais celebra, este mês, 67 anos de atividade, com uma faturação de 836 milhões de euros no ano de 2024 e integrando a lista das 75 empresas mais inovadoras do mundo nos setores da construção, engenharia e imobiliário, divulgada pela plataforma internacional BuiltWorlds.

A empresa, fundada em Braga em 1958, chega a 2025 com “presença internacional consolidada, uma carteira diversificada de projetos e um compromisso crescente com a industrialização e a sustentabilidade no setor”.

Em comunicado enviado a O MINHO, a empresa sublinha que, no ano em que comemora 67 anos, tem reforçado o posicionamento enquanto “referência no panorama empresarial português e europeu, juntando mais dez distinções”, duas delas no mês de maio: O Prémio Nacional da Sustentabilidade do Jornal de Negócios e o Investor Relations and Governance Awards 2025 da Deloitte.

Em fevereiro deste ano, a empresa foi distinguida pela COTEC Portugal com o Prémio Inovadora Evolution 2024, reconhecimento que atesta a capacidade da organização para inovar de forma consistente, mantendo uma “base sólida em termos de performance e impacto económico”.

A integração no ‘ranking’ das 75 empresas mais inovadoras do mundo, da
BuiltWorlds, é um “reconhecimento que destaca a relevância da estratégia de inovação adotada pela empresa nos últimos anos, em particular na integração de modelos construtivos mais sustentáveis e eficientes”.

Construir na fábrica

“Um dos pilares desta transformação tem sido o sistema CREE — uma abordagem construtiva híbrida, que combina madeira e betão — e a industrialização da Blufab, desenvolvida internamente, que permite fabricar em ambiente industrial elementos como casas de banho ou fachadas completas”, nota.

Estas soluções têm sido aplicadas numa série de projetos que representam um “marco na evolução do setor em Portugal e não só”.

Desde 2019, o Grupo Casais tem vindo a implementar estes elementos industrializados em vários B&B Hotels: Aeroporto, Montijo, Oeiras, Gaia, Guimarães, Olhão e, mais recentemente, em Tres Cantos, nos arredores de Madrid — o primeiro projeto internacional com este modelo.

Este último foi já distinguido no concurso ReThink Hotel 2024, figurando entre os dez projetos de sustentabilidade e reabilitação hoteleira por executar. A aposta industrializada prossegue em 2024 com o Amadora Mixed-Use Development e com as Residências Estudantis de Valença e de Beja.

Atualmente, o Grupo Casais é, também, finalista dos Prémios Mais a Norte, promovidos pela CCDR- Norte, na categoria de Norte Mais Sustentável com o The First Guimarães. O vencedor será eleito pelo público, através de uma votação no ‘site‘, disponível até dia 31 de maio.

Presença em 18 países

A Casais foi criada a 23 de maio de 1958 e é atualmente um dos cinco principais ‘players’ do setor da construção em Portugal, com volume de negócio agregado a rondar os 836 milhões (2024) – 340 milhões internacional, 496 milhões a nível nacional.

Opera em 18 países: Portugal, Angola, Alemanha, Áustria, Arábia Saudita, Bélgica, Brasil, Espanha, EUA (Texas), EAU (Dubai e Abu Dhabi), França, Gana, Gibraltar, Países Baixos, Marrocos, Moçambique, Reino Unido e Qatar.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Preço dos combustíveis na próxima semana

Preço dos combustíveis na próxima semana

Próximo Artigo
Beber vinho tinto em monção

Beber vinho tinto em Monção

Artigos Relacionados