O Município de Braga debate e vota, sexta-feira, em reunião do Executivo uma proposta de abertura do concurso público, por 3,488 milhões de euros, para a obra de reabilitação da Praça Conde de Agrolongo, vulgo Campo da Vinha.
A vereadora que tutela os Espaços Públicos, Olga Pereira, disse a O MINHO que o projeto da obra a concurso mantém “a relocalização do bar Nova, por forma a libertar o centro espacial da praça, bem como do parque infantil, que corta a ligação visual e física das principais ruas pedonais que desembocam da praça desde o centro histórico”.


A solução – e conforme O MINHO noticiou – indica um novo desenho para toda a praça, incluindo novos percursos, complementados por zonas de estar e novos jardins, para além do reperfilamento das atuais vias com “circulação mista de transportes públicos e automóveisA obra localiza-se em Zona Geral de Proteção a Imóveis Classificados pelo que foi consultada a Unidade de Cultura da CCDR Norte, que deu parecer prévio favorável.
Melhoria da Praça
A empreitada conta com 2,7 milhões do programa europeu NORTE2030, sendo os restantes 785 mil euros suportados pela Câmara.
O objetivo é a “melhoria das condições de fruição da Praça, atualmente muito fragmentada com problemas de segurança e de mobilidade”.
Assim, propõem-se novas zonas de coexistência que melhoram a interligação pedonal com a plataforma baixa do Convento do Pópulo e também na articulação com as ruas adjacentes a norte, promovendo novas acessibilidades, por exemplo ao Mercado Municipal”.