Seguir o O MINHO

Braga

Braga cadastra mais 100 quilómetros da rede de águas pluviais para controlar descargas ilegais no rio Este

Investimento de 50 mil euros

em

Foto: Dviulgação / CM Braga

A Câmara de Braga avançou, no início de junho, com o levantamento de mais 100 quilómetros de cadastro da Rede de Águas Pluviais na envolvente do rio Este para controlar as descargas ilegais, anunciou hoje a Câmara. No total são já 120 quilómetros cadastrados.

Em comunicado, a autarquia salienta que o levantamento foi acompanhado permanentemente pela Equipa Operacional de Protecção Civil – Ambiente e representa um investimento superior a 50 mil euros.

“Com este trabalho pretende-se melhorar a qualidade da água, proteger e valorizar o ecossistema ribeirinho e a biodiversidade existente no rio Este”, refere o comunicado.

Em 2021 foi efetuado o levantamento de 20 quilómetros de cadastro da rede de águas pluviais na envolvente do rio Este. A autarquia destaca que ainda no ano passado foi alargado o âmbito de competências da Protecção Civil através da criação da Equipa Operacional de Protecção Civil – Ambiente, cuja atividade envolve a averiguação das descargas denunciadas e a verificação regular das margens das linhas de água.

“O levantamento cadastral da rede de águas pluviais assume-se como uma ferramenta essencial no combate às descargas poluentes, uma vez que permite a identificação e mapeamento geométrico do cadastro da rede de águas pluviais, com auxílio dos meios técnicos e mecânicos necessários, identificando problemas existentes na rede, nomeadamente resíduos de todo o tipo nas caixas e colectores, roturas, ligações indevidas de saneamento, entre outras anomalias”, refer a Câmara.

A autarquia apela a todos os cidadãos que presenciem descargas em linhas de água que reportem a situação com a maior brevidade possível através do email [email protected], do telefone 253 61 60 60 ou da página de Facebook @protecaocivilmunicipalbraga.

EM FOCO

Populares