Braga
Braga: Boccia Sénior é projeto de enorme alcance social e desportivo
em

Aproveitando as comemorações do Dia Internacional do Idoso, o Município de Braga e a Secção de Desporto Adaptado do Sporting Clube de Braga realizaram, esta quinta-feira, no Pavilhão Municipal de Ferreiros, o Open Day – Boccia Sénior de Braga, uma ação direcionada para a população sénior.
A iniciativa realizou-se no âmbito do Projeto Boccia Sénior que pretende oferecer aos seniores das 37 Juntas e Uniões de Freguesia do concelho de Braga uma atividade física e desportiva, tendo por base a modalidade de boccia.
Para o vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Firmino Marques, este é um projeto de “enorme alcance social e desportivo” e prova que não há idade para praticar desporto.
“O Município de Braga, através do Gabinete de Ação Social e do Pelouro do Desporto, está a criar condições para propiciar aos idosos momentos de convívio e de atividade desportiva que, ao mesmo tempo, combatem o isolamento e a saúde da população”, salientou Firmino Marques.
Também Sameiro Araújo, vereadora do Desporto, destacou o carácter inédito do projeto que está a ter grande adesão por parte da população. Segundo adiantou, este trabalho enquadra-se na política do Município de disponibilizar alternativas à prática da atividade física.
“O Município já tem projetos que abrangem todas as faixas etárias, desde os mais pequeninos até aos mais idosos”, assinalou, revelando que brevemente será apresentado um novo programa direcionado aos jardins-de-infância.
O Projeto Boccia Sénior é uma resposta que funciona como um complemento às atividades já desenvolvidas pelo Município de Braga para a população sénior, de que são exemplo os programas ‘Braga Activa’ e ‘A água não nos mete medo’.
As sessões de boccia sénior vão decorrer entre outubro deste ano e junho de 2016, com a frequência de uma vez por semana. Para o mês de julho do próximo ano está agendado um torneio final.

Leia Também
Ponte de Lima recebe campeonato nacional de Boccia
Braga: Dia Internacional do Idoso ao som de Toy, Zé Amaro e Nel Monteiro
Pais de Ponte de Lima “abraçam” rio para contestar turmas mistas
VI Abraço ao Rio Lima junta comemorações do Dia Nacional da Água e do Dia Internacional do Idoso
Aqui chegado…
...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.
Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.
Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.

As crianças já podem integrar a tradição do Bananeiro de Braga, com apoio da “Desporto&Saúde Braga” e da autarquia local.
No próximo dia 24 de dezembro, véspera de Natal, o “Bananeiro da Pequenada” decorre na Praça da República, junto à Arcada, dirigido aos mais pequenos.
Os mais graúdos, durante esse dia, podem cumprir a tradição mais antiga do Moscatel e Banana, nas ruas do centro histórico e ao pé da Casa das Bananas, na Rua do Souto.
Quando às crianças, vão poder contar com uma manhã festiva no dia de Bananeiro.

Depois de Jerónimo de Sousa, em 2016, Marcelo Rebelo de Sousa, em 2017, e Rui Rosinha (bombeiro gravemente ferido nos incêndios de Pedrogão Grande), em 2018, o Presépio Vivo de Priscos contará com 14 convidados especiais para a inauguração de 2019.
De acordo com o principal organizador do evento, o padre João Torres, 14 refugiados da guerra da Síria, que habitam em Portugal, vão dar o mote de partida para aquele que já é o maior presépio ao vivo de toda a Europa.
O pároco que é também capelão nas cadeias de Braga e Guimarães, explica que este convite visa “contribuir para a construção de pontes de fraternidade com os povos perseguidos e marginalizados”.
Priscos. Marcelo Rebelo de Sousa em Braga na abertura do maior presépio ao vivo da Europa
Bombeiro que sobreviveu em Pedrógão inaugurou presépio em Braga
O presépio, sediado na freguesia de Priscos, abre portas a 15 de dezembro para a sua décima quarta edição.
Este ano, o número de figurantes volta a passar os 650, prevendo-se cerca de uma centena de cenários diferentes ao longo do recinto, junto à Igreja Paroquial de Priscos.
A data de encerramento é a 12 de janeiro.
A TVI estará presente com o programa “Somos Portugal” no dia 05 de janeiro.
Horários
15 de dezembro: Inauguração às 10:30 até às 12:30
19 de dezembro: 15:00 às 17:00
21 de dezembro: 15:00 às 19:00
22 de dezembro: 15:20 às 18:40
25 de dezembro: 16:00 às 18:30
28 de dezembro: 20:00 às 22:30
29 de dezembro: 15:20 às 18:40
1 de janeiro: 16:00 às 19:00
4 de janeiro: 20:00 às 22:30
5 de janeiro: 14:30 às 20:00 (transmissão em direto no programa da TVI “Somos Portugal”)
11 de janeiro: 20:00 às 22:30
12 de janeiro: 15:20 às 18:40

Um homem, de 59 anos, sofreu ferimentos graves na sequência de um atropelamento, ao início da noite desta sexta-feira, em Ferreiros, cidade de Braga, disse a O MINHO fonte dos bombeiros.
A vítima terá sido colhida por um automóvel junto ao café restaurante Pacifico, na Avenida dos Extremos, necessitando de intervenção médica urgente.
Os Bombeiros Sapadores e a VMER de Braga foram acionados por volta das 20:00 horas.
O homem foi transportado para o Hospital de Braga.
Notícia atualizada às 02h13.
EM FOCO
ÚLTIMAS
- Incêndio destrói parte de churrasqueira em Ponte de Lima
- Braga vai ter primeiro Bananeiro para as crianças
- Refugiados da Síria inauguram Presépio Vivo de Priscos, este domingo, em Braga
- Darque Kayak Clube vai fechar o ano, pela primeira vez, com um apurado para os Jogos Olímpicos
- Homem em estado grave após atropelamento em Braga
Vamos Ajudar?
Reportagens da Semana


Presépio particular com mais de duas mil figuras é atração natalícia em Vila Verde
Quintal da Elisa é um mega-presépio


Em Braga, o Natal é para todos, sobretudo para as famílias
"Braga é Natal"


Simulador quer ajudar a diminuir atropelamentos em Braga e Guimarães
Chancela do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho