O bairro social das Andorinhas, em Braga, vai sofrer ao longo deste ano obras de requalificação que, no total, poderão ascender a nove milhões de euros, disse hoje o administrador da empresa municipal de habitação (BragaHabit).
Segundo Carlos Videira, o bairro tem cerca de 250 fogos, dos quais perto de 150 são propriedade da BragaHabit, pertencendo os restantes a privados.
“O bairro vai ser alvo de uma requalificação total, tanto interior como exterior”, referiu.
A requalificação dos fogos da BragaHabit está já a ser posta em concurso público, tendo hoje sido publicado, em Diário da República, o anúncio referente aos blocos 15 e 16, uma empreitada que custará 240 mil euros e tem 100 dias como prazo de conclusão.
Carlos Videira disse que as obras irão a concurso por blocos, adiantando que as primeiras intervenções começarão “muito em breve, possivelmente já na próxima semana”.
Para já, vão arrancar as obras nos fogos públicos, ao abrigo do programa 1.º Direito e integralmente financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Nestas obras, serão investidos cerca de seis milhões de euros.
Entretanto, a BragaHabit aguarda a aprovação, por parte do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, da Estratégia Local de Habitação, para que os proprietários particulares possam também submeter as suas candidaturas.
Desta forma, será possível “intervir nas partes comuns dos prédios”, onde, segundo Carlos Videira, mora “grande parte das condições de insalubridade” daquelas habitações.
O investimento nas habitações particulares poderá atingir os três milhões de euros.
“O que se pretende é a reabilitação integral de todo o bairro, mesmo sendo de propriedade mista”, rematou o administrador da BragaHabit.