A Assembleia Municipal de Braga aprovou, na sexta-feira, as Grandes Opções do Plano e Orçamento para o triénio 2023/2026, que contempla a gratuitidade de autocarros da TUB para os alunos do Ensino Superior em 2024.
Para o próximo ano, a Câmara avança com uma redução de 50% nas tarifas.
A JSD de Braga já se regozijou com a medida adotada pela Câmara, uma vez que aquela juventude partidária tinha entregado um pacote de propostas onde se incluía a gratuitidade dos transportes para universitários.
“Porém a proposta da JSD Braga era um pouco mais ambiciosa, procurando alargar essa gratuitidade para todos os jovens até aos 30 anos. Incluindo assim, jovens do ensino profissional, exceto aqueles que frequentem cursos financiados pelo POCH (Programa Operacional do Capital Humano) e aos alunos de
escolas técnicas”, refere a JSD em comunicado.
Para Ana Macieira, líder da JSD de Braga, “esta medida deve aproximar-se cada vez mais da nossa proposta logo que as possibilidades do Município a permitam, alargando-a a todos os jovens até aos 30 anos, sejam trabalhadores-estudantes, trabalhadores, jovens à procura do primeiro emprego ou desempregados”.
Assim, “a JSD Braga felicita os TUB e o executivo camarário por este passo em frente na busca da criação de rotinas no uso dos transportes públicos” e que contribui para a redução da “pega ambiental”, assim como a “redução do tráfego rodoviário a curto/médio prazo”.