O School Bus, projeto “pioneiro de transporte escolar sustentável e gratuito” em Braga, e está de volta a partir de 11 de setembro e vai abranger todas as escolas do segundo e terceiro ciclos do concelho.
Nasceu no ano letivo 2018/2019 e teve logo cerca de 200 crianças transportadas por dia, “menos automóveis a circular junto às escolas do centro e uma redução significativa das emissões de CO₂”.
Em comunicado, autarquia explica que o “êxito levou à sua rápida expansão”, chegando a quase 400 alunos logo no primeiro mês. Desde então, o serviço consolidou-se como “peça fundamental da política de mobilidade do concelho”.
Atualmente, o School Bus funciona através de quatro interfaces de entrada na cidade – Avenida Robert Smith, Estádio Municipal, Ideia Atlântico e Continente/Maximinos – e serve oito escolas do centro de Braga, com sete circulações diárias.
Como “evolução natural”, no dia 19 de maio de 2025 foi lançado o piloto do “School Bus Para Todos”, um modelo que substitui progressivamente as linhas regulares por um Serviço Regular Especializado de Transporte Coletivo de Crianças, mais “seguro e confortável”.
As viaturas, devidamente identificadas, estão equipadas com cintos de segurança e contam com vigilantes a bordo, garantindo que todos os alunos viajam sentados e em segurança.
Nesta fase experimental, foram abrangidas três escolas: EB 2/3 Mosteiro e Cávado, EB 2/3 Frei Caetano Brandão e Escola Secundária de Maximinos.
Após a fase-piloto, chega agora o momento da implementação integral. O “School Bus Para Todos” arranca oficialmente no dia 11 de setembro de 2025, abrangendo todas as escolas dos 2.º e 3.º ciclos do concelho.
Para além das já incluídas, passam agora a beneficiar do serviço as escolas EB 2/3 Trigal Santa Maria (Tadim), EB 2/3 Celeirós, EB 2/3 Cabreiros, EB 2/3 Nogueira, EB 2/3 Gualtar e EB 2/3 Palmeira.
O serviço por interfaces mantém-se, funcionando como complemento ao novo modelo.
Para “reforçar a proximidade” com a comunidade escolar, o projeto conta ainda com a mascote TUBIAS – o “super agente da mudança, que dinamiza ações de sensibilização e transmite valores de cidadania, sustentabilidade e segurança junto das crianças e famílias”.
Com este passo, Braga dá mais um avanço decisivo na construção de uma mobilidade urbana segura, sustentável e adaptada às necessidades das novas gerações.
A autarquia sublinha que, nesta fase, estão abrangidas 17 escolas, com 27 viaturas dedicadas, num total de 103 circulações diárias e 1.318 quilómetros percorridos por dia.