Seguir o O MINHO

Braga

Braga atribui 10 mil euros de subsídio à Casa do Minho, no Rio de Janeiro

Instituição corre o risco de encerramento devido à pandemia

em

Foto: DR

O executivo de vereadores debate e vota, esta segunda-feira em reunião de Câmara de Braga, uma proposta do seu Presidente, Ricardo Rio, para atribuição de um subsídio excecional de dez mil euros à Casa do Minho, situada no Rio de Janeiro, Brasil.

No documento, o autarca diz que a Casa do Minho “é uma referência da cultura portuguesa, em particular da cultura do Minho em todo o Brasil e também na América Latina”.

Lembra que a Casa foi já alvo, por diversas vezes de homenagens do município bracarense, e anota que se encontra numa situação muito difícil, tendo encerrado portas e ficado sem receitas próprias, devido à pandemia, o que nunca acontecera em 96 anos de existência.

Foto: Casa do Minho

Foto: Casa do Minho

Ricardo Rio diz que o subsídio de Braga evitará o encerramento da Casa do Minho, o que traria consequências negativas para a comunidade bracarense e minhota não só naquele Estado, mas em todo o Brasil.

Fundada em 1924

A Casa do Minho – diz a respetiva página oficial na rede social Facebook – foi fundada no dia 08 de março de 1924. É uma organização da Sociedade Civil, autónoma e de Direito Privado, sem fins lucrativos e tempo indeterminado de duração, composta por um ilimitado número de associados, sem qualquer distinção de crença, raça, cor, sexo, religião ou preferência partidária.

A sede está localizada num dos melhores bairros da cidade do Rio de Janeiro, o Cosme Velho, que fica na zona Sul. Possui uma grande área composta de parte arborizada, parque de estacionamento, instalações prediais com Salão Social, duas amplas quadras para prática de desportos, restaurante, entre outros.

As suas finalidades são as seguintes: promover a fraternidade Luso-Brasileira; Desenvolver a prática de Atividades Desportivas, Recreativas, Culturais e Sociais, e difundir o culto da Comunidade Lusíada.

E ainda: Lutar pelos interesses da região do Minho, Norte de Portugal, dando a conhecer a sua história, belezas naturais e divulgando o seu folclore.

Foto: Casa do Minho

A Casa possui três Ranchos Folclóricos, que são: Rancho Maria da Fonte, Rancho dos – Veteranos e Rancho Juvenil, que mantêm vivas as tradições desta Região de Portugal.

A Gastronomia portuguesa é amplamente divulgada no restaurante, onde se servem diversos pratos típicos e sobremesas.

Populares